Saúde Imunização

Pessoas com síndrome de Down começarão a ser vacinadas nos próximos dias na capital baiana

Para receber a dose do imunizante, é necessário que o paciente realize o cadastro no portal disponibilizado no site da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.

Por G7 Bahia

20/04/2021 às 21:54:43 - Atualizado há
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Pessoas com síndrome de Down que residem em Salvador serão inclusas no processo de vacinação contra a COVID-19 e apenas serão imunizadas nos próximos dias pela Prefeitura. O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital baiana, Leo Prates, comemorou a antecipação da imunização para este público-alvo.

"As pessoas com síndrome de Down são comumente mais propensas a contrair infecções, além de terem outros problemas clínicos que podem oferecer maior risco de agravamento do quadro da Covid-19. Por estas razões, é muito importante seguir com a vacinação deste público", disse.

A vacinação para as pessoas com síndrome de Down será realizada na faixa etária entre 18 e 59 anos e a organização do cadastramento já foi definida por meio da SMS junto à à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes das secretarias municipais e estadual de saúde.

O cadastro clínico do paciente deverá feito no site disponibilizado pelo órgão municipal de saúde para avançar no processo de vacinação neste público. Este portal também servirá para as pessoas com comorbidades.

O preenchimento dos dados será feito pelo médico que acompanha a pessoa com SD, mas aqueles que não tiverem especialista particular poderão contar com o apoio das instituições que atuam na causa para o preenchimento do formulário na página eletrônica da SMS.

O profissional de saúde responsável deverá entrar no link com os mesmos login e senha usados no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e fazer o cadastro.

Estratégias para atualização cadastral dos pacientes definidas por instituição:

1. Apae Salvador – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Para realizar o cadastro basta acessar o site, clicar no banner da campanha e preencher o formulário disponibilizado na página eletrônica. No caso da impossibilidade de o médico atestar que o paciente possui a Síndrome de Down pelos documentos enviados virtualmente, os familiares serão contactados para o agendamento de uma avaliação presencial. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (71) 99933-4126.

2. Serdown – Associação Bahiana de Síndrome de Down

A instituição disponibilizou o e-mail [email protected], para onde devem ser encaminhados dos dados do paciente como: nome completo, data de nascimento, imagem nítida de documento oficial com foto, CPF, nome completo da mãe, endereço completo do paciente, foto do cartão SUS, uma foto de rosto e uma foto de corpo inteiro, além do anexo do exame cariótipo e um telefone de contato WhatsApp.

Em caso de não ser possível ao médico identificar que o paciente possui a Síndrome de Down pelos documentos enviados, a Serdown manterá contato por WhatsApp para os devidos encaminhamentos. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3347-2424.

3. IBR/FJS – Instituto Bahiano de Reabilitação/Fundação José Silveira

O Instituto disponibilizará na próxima quinta-feira (22), das 8h às 17h, uma médica especialista parta fazer avaliação de casos. O agendamento da consulta deverá ser feito previamente pelo telefone (71) 3504-5900.

4. ION – Instituto de Organização Neurológica

O Instituto fará atendimentos presenciais nos turnos matutino e vespertino da próxima quarta-feira (28). O agendamento também deverá ser feito previamente através dos telefones (71) 3336-2699 ou (71) 3336-2792. No ato da consulta deverão ser apresentados os seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG), CPF, cartão SUS, comprovante de residência do paciente e relatório médico (caso tenha).

5. NACPC – Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral

A instituição disponibilizou o e-mail fluxonacpc.vacinaçã[email protected] para o recebimento da documentação dos pacientes como: nome completo, data de nascimento, CPF, nome completo da mãe, telefone de contato e anexos do documento oficial com foto (RG), comprovante de endereço do paciente, cartão SUS, exame cariótipo ou fotos do rosto e corpo inteiro do paciente.

Em caso de não ser possível ao médico identificar que o paciente apresenta a Síndrome de Down pelos documentos enviados, será agendando avaliação presencial pelo número de contato fornecido. Dúvidas e informações podem ser obtidas pelos telefones: (71) 3235-3729 ou (71) 3611- 2902.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia