Manchetes Bahia

Ilê Axé Abassá de Ogum promove ato simbólico no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O ato que ocorrerá nesta quinta-feira (21), será transmitido ao vivo pelo Instagram @axeabassadeogum.

Por G7 Bahia

20/01/2021 às 10:23:59 - Atualizado há
Foto: Sepromi

Para lembrar do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o Ilê Axé Abassá de Ogum irá promover um evento no Parque do Abaeté, em Salvador, com número limitado de pessoas em virtude da pandemia de Covid-19, nesta quinta-feira (21), a partir das 8h. O ato será transmitido ao vivo pelo Instagram @axeabassadeogum.


A atividade ocorrerá em frente ao busto da yalorixá Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda, considerada símbolo de resistência e afirmação das religiões de matriz africana, inspirando a criação da data. Ela liderou o Abassá de Ogum até seu falecimento, após ser vítima de intolerância, em 2000. Estarão presentes no ato a yalorixá Jaciara Ribeiro, filha biológica de Mãe Gilda, além da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis.


Dados do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela apontam que, em 2020, foram denunciados 29 crimes de ódio religioso, totalizando 232 desde a implantação do serviço gratuito, em 2013.


O Centro de Referência é uma das portas de entrada dos casos acompanhados pela Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, composta por instituições do poder público, universidades federais e estaduais, o Sistema de Justiça e um conjunto de organizações da sociedade civil.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia