Sa√ļde Vir√ļs

Saúde confirma aumento de casos de norovírus em Salvador

Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) confirmou o aumento de casos de norov√≠rus por meio de nota

Por G7 Bahia

16/05/2024 às 10:46:26 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução

A Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) de Salvador confirmou que Salvador registrou um aumento no número de casos do norovírus. O vírus é altamente infeccioso e um dos causadores das Doenças Diarreicas Agudas (DDAs), que causam n√°usea, vômito e diarreia. A informação foi confirmada pela pasta através de nota enviada na quarta-feira (15).

Devido a esses sintomas, diversos soteropolitanos tem se dirigido à unidades de saúde da capital baiana em busca de atendimento. O relato dos sintomas se repete, mas, conforme a pasta, a cidade não passa por um surto da doença.

O órgão pontuou ainda que, apesar do aumento, não h√° restrição de assist√™ncia para pacientes com classificação verde ou amarela, que normalmente são os quadros das pessoas infectadas com o vírus.

"Não h√° necessidade para alarde uma vez que os números observados nas unidades de urg√™ncia da rede não sustentam a informação [de surto] e a doença pode ser inibida com medidas simples de prevenção como higienização das mãos e uso de m√°scaras, por exemplo", escreveu a SMS, na nota.

Prevenção

Os vírus que causam as DDAs podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, mas também através do contato com √°gua ou alimentos contaminados. Diante disso, os cuidados com a higiene são aspectos importantes para evitar a contaminação.

Isso quer dizer que é importante:

  • Manter as mãos sempre bem higienizadas;
  • Fazer a limpeza correta dos alimentos antes de consumi-los;
  • Evitar o consumo de comida na rua ou observar como é feito o preparo desses alimentos antes de consumi-los;
  • Evitar levar a mão à boca;
  • Prevenir o contato com √°gua parada ou contaminada (Exemplo: regiões próximas a esgotos, √°reas alagadas).

É importante ressaltar que o período chuvoso pode intensificar a transmissão dos vírus das DDAs, uma vez que as pessoas se mantém mais tempo em ambientes fechados e próximas umas das outras.

Fonte: iBahia
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia