Saúde Gratuidade

Clínica oferece 300 mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos em cidades da Bahia

Ação será realizada nas unidades de Salvador e Lauro de Freitas. Atendimentos poderão ser agendados no último sábado de fevereiro.

Por G7 Bahia

15/02/2024 às 15:04:43 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Em meio às celebrações do Dia Internacional da Mulher, em março, a clínica CAM vai oferecer 300 mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos. A ação do grupo Oncoclínicas foi idealizada pela mastologista Carolina Argolo e chega ao terceiro ano consecutivo.

O trabalho é fruto de uma parceria com a rede de postos Shell através da campanha "Meu Combustível Salva".

"O nosso objetivo é aumentar o acesso de pacientes ao exame de rastreamento, conscientizar a população sobre a importância da prevenção e contribuir para o combate ao câncer de mama", afirma a médica da CAM, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Podem se inscrever para a realização do exame pacientes de 40 anos a 70 anos de idade nas seguintes condições:

  • que tenham realizado mamografia há um ano ou mais (ou nunca tenham realizado o exame)
  • que sejam usuárias do SUS

As interessadas devem fazer o agendamento no último sábado de fevereiro através do telefone (71) 3512-8600. Os exames serão feitos nas unidades da clínica em Salvador (Itaigara e Canela) e Lauro de Freitas.

Em casos de resultados suspeitos, as pacientes serão encaminhadas para diagnóstico final (biópsia) e tratamento no Hospital Aristides Maltez.

Importância do diagnóstico precoce

Ao longo de 10 meses, a clínica disponibiliza ainda mais mamografias gratuitas — são duas mil, no total.

A CAM justifica a iniciativa ao considerar a dificuldade de acesso ao exame no sistema de saúde do país. A mamografia é a forma mais eficaz de diagnóstico precoce do câncer de mama.

"O exame de mamografia salva vidas, pois é capaz de identificar nódulos muito pequenos, quando eles ainda não são palpáveis", explica Carolina Argolo. A especialista lembra que o diagnóstico em fase inicial aumenta em 90% a chance de cura.

Além disso, o início do rastreamento aos 40 anos reduz a mortalidade em 10 anos em 25% dos casos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Campanha Meu Combustível Salva

Todas as pessoas que abasteceram seus veículos com gasolina V Power, por meio do aplicativo Shell Box durante o último mês de outubro, contribuíram automaticamente com a doação de mamografias. A iniciativa é parte da campanha "Meu Combustível Salva", vigente na Bahia e em Sergipe.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia