Economia Empreendedorismo

Empresas baianas buscam soluções para manter negócios durante pandemia

Apostando em novidades e na tecnologia, Groove Burguer e Lyus Modas recorreram ao jeitinho brasileiro para atrair clientes

Por Rafael Rodrigues

12/06/2020 às 12:22:39 - Atualizado há

O famoso "jeitinho brasileiro" incentivou os empresários João Vitor, Glauber e Antônio Lucas, amigos e sócios da Groove Burger, conhecida pelos hambúrgueres artesanais, a inovarem no modo de vender, surpreendendo assim o fantasma da recessão causada pela pandemia do Covid-19 (novo Coronavírus) no Brasil. E tudo isso com o auxílio da tecnologia.

Com uma loja no coração do Cabula, antigo Beiru, em Salvador, e uma franquia na Cidade Baixa, o restaurante, que funciona desde março de 2018, precisou se adaptar a um novo formato de vendagem durante a quarentena.

"Nós iniciamos com a Groove apenas em esquema de delivery e jamais pensaríamos que, um dia, seríamos forçados a retomar os trabalhos de entrega. E ao avaliarmos a situação mundial, encontramos soluções que vão desde reforçar o time durante as nossas entregas a trabalhar com os aplicativos que funcionam como carteira digital, caso da Picpay, por exemplo", contou João Victor de Souza Vieira, proprietário.

Empresários mudaram horário de funcionamento e investiram no marketing nas redes sociais e na melhoria do delivery


Um déficit durante os meses de março e abril, início da pandemia, acionou o sinal vermelho no trio que montou um esquema que conecta promoções diárias nas vendas de combos (hambúrguer + batata) com a abertura de entregas no horário de almoço.

"Percebemos, entre conversas nossas e pela interação nas redes sociais, que abrir no horário de almoço seria uma saída ideal para que conseguíssemos respirar sem sufoco", continuou o empresário, reforçando que a parceria com os aplicativos de entrega, como o IFood, Uber Eats e Rappi, aumentou o alcance de público nos últimos três meses.

Conectando a clientela

O distanciamento social não foi problema para os clientes da empresária Manoela Ribeiro, 23 anos. Responsável pelo marketing da Lyus Modas, a designer de moda "aglomerou" os fanáticos por estilo nos "stories" do Instagram.


Ela conta que, no começo da pandemia, não pensou em transformar os vídeos postados nas redes sociais em uma vitrine virtual."Nós trabalhávamos com o Instagram e Facebook, mas de uma forma totalmente comum. A partir do momento em que começamos a divulgar as novas peças e nos mostrar mais próximos dos clientes, humanizando essa relação, conseguimos alcançar um público totalmente novo", contou.

Transformar o perfil do Instagram em vitrine para demonstração das peças funcionou para a Lyus Modas



Contudo, apenas a divulgação nas redes sociais não seria a única estratégia do grupo, que atua há mais de 30 anos, com lojas em Salvador e Cruz das Almas. Uma coleção exclusiva, lançada para o período de pandemia, fez com que a empresa mantivesse as vendas.

"A linha comfort foi uma das expressões que usamos como tacada para enfrentar a pandemia. Peças confortáveis, que vestem todos os tipos de corpos e com preços acessíveis a todos", conta Manoela. Disse ainda que a aplicação de um sistema de e-commerce – forma de vendagem eletrônica – já está sendo estudada para que as peças cheguem a todo o Brasil.

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