Com alta de 1,50%, o grupo de transporte também foi outro fator que influenciou na elevação do índice.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação nacional, de julho registrou um avanço de 0,12% , influenciada pela gasolina, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Neste ano, a inflação brasileira apresentou desaceleração desde fevereiro, quando o indicador chegou a ter deflação de 0,08% em junho. Na comparação anual, em julho de 2022, o IPCA também teve deflação de 0,68%.
Cinco dos nove grupos do IPCA tiveram alta em julho. De acordo com a pesquisa, a gasolina foi o produto que mais impactou o indicador, visto que o combustível elevou em 4,75% em julho, após registrar queda de 1,14% no mês anterior.
A gasolina teve sua alta em função da reoneração de impostos, com a volta da cobrança da alíquota cheia de PIS/Cofins, segundo análise do analista do IBGE, André Almeida. O grupo de transporte também foi outro fator que influenciou na elevação do índice, que registrou alta de 1,50%.