Economia Aumento

Por conta da alta na gasolina, IPCA sobe 0,12%

Com alta de 1,50%, o grupo de transporte também foi outro fator que influenciou na elevação do índice.

Por G7 Bahia

11/08/2023 às 10:19:17 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação nacional, de julho registrou um avanço de 0,12% , influenciada pela gasolina, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Neste ano, a inflação brasileira apresentou desaceleração desde fevereiro, quando o indicador chegou a ter deflação de 0,08% em junho. Na comparação anual, em julho de 2022, o IPCA também teve deflação de 0,68%.

Cinco dos nove grupos do IPCA tiveram alta em julho. De acordo com a pesquisa, a gasolina foi o produto que mais impactou o indicador, visto que o combustível elevou em 4,75% em julho, após registrar queda de 1,14% no mês anterior.

A gasolina teve sua alta em função da reoneração de impostos, com a volta da cobrança da alíquota cheia de PIS/Cofins, segundo análise do analista do IBGE, André Almeida. O grupo de transporte também foi outro fator que influenciou na elevação do índice, que registrou alta de 1,50%.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia