Política Presidente

Bolsonaro embarca hoje para NY para participar de Assembleia-Geral da ONU

O Brasil será o primeiro a discursar na abertura do debate geral dos chefes de estado, que acontece na terça-feira (21).

Por G7 Bahia

19/09/2021 às 11:53:06 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro embarca neste domingo (19) para Nova York, nos Estados Unidos, onde vai participar da Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Seguindo a tradição que começou em 1955, o Brasil será o primeiro a discursar na abertura do debate geral dos chefes de estado, que acontece na terça-feira (21).

Na última quinta (16), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que fará um discurso "objetivo" e "tranquilo". É possível que ele sinalize um apoio ao Marco Temporal, que modifica a demarcação de terras indígenas.

De acordo com Bolsonaro, um novo entendimento sobre o marco temporal é um "perigo" e um risco para a segurança alimentar "do Brasil e do mundo". A discussão estava em pauta no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), mas o julgamento foi suspenso, na última quarta (15), após o ministro Alexandre de Moraes pedir mais tempo para análise.

A comitiva presidencial leva 18 integrantes aos Estados Unidos, entre eles a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e também o filho do presidente, o Deputado Federal, Eduardo Bolsonaro.

Já há uma agenda prévia de compromissos oficiais divulgada pelo Palácio do Planalto. Bolsonaro deve aterrissar em Nova York por volta das 17h30 de hoje. Nesta segunda (20), no começo da tarde, haverá uma reunião com o primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson. À noite, por volta das 20h, Bolsonaro e sua comitiva serão recebidos em um evento do embaixador Ronaldo Costa Filho, representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas. E na terça-feira (21) acontece o discurso mais aguardado.

Este é o terceiro discurso de Bolsonaro na Assembléia-Geral da ONU que, neste ano, deve focar na recuperação dos países com a pandemia de Covid-19, levando em consideração temas como sustentabilidade e direitos humanos.

A ONU informou que o comprovante de vacinação não será cobrado dos chefes de estado, mas há restrições de circulação na cidade para quem não se vacinou, como é o caso de Jair Bolsonaro, que recusou se vacinar contra Covid-19.

Durante o afastamento, a Presidência será assumida interinamente pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

Fonte: CNN
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia