Política ASSÉDIO INSTITUCIONAL

Servidores públicos denunciam perseguição após críticas a Bolsonaro

Pelo menos 650 casos de assédio foram registrados

Por Rachel Mercês

12/04/2021 às 11:06:01 - Atualizado há
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Servidores públicos denunciam perseguição após fazerem críticas ao presidente Bolsonaro nas redes sociais. Pelo menos 650 casos de assédio foram registrados pela Articulação Nacional das Carreiras Públicas para o Desenvolvimento Sustentável (Arca) nos últimos dois anos.

Casos incluem professores universitários e militares. Em entrevista ao jornal O Globo, o ex-tenente Martel Del Colle, de 30 anos, declara que sofreu assédio após manifestar seu descontentamento com a candidatura de Bolsonaro, ainda nas eleições de 2018.

"Um texto que escrevi viralizou na internet. Nele, explicava por que eu, um PM, era contra a eleição de Bolsonaro. Fiz críticas à adesão de membros da tropa ao bolsonarismo e, no dia seguinte, fui chamado a dar explicações à Corregedoria. Pouco mais de um ano depois, fui aposentado de maneira estranha", declarou o militar.

No ano passado, a Controladoria Geral da União (CGU) emitiu uma nota com instruções de conduta para servidores que se manifestassem nas redes sociais. A alegação é de que os trabalhadores devem lealdade ao regime jurídico e são proibidos de manifestar apoio ou desaprovação tanto aos superiores quanto ao presidente. A medida foi levada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Partido Socialista Brasileiro e aguarda análise. Para pesquisadores da área, se trata de perseguição à democracia.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia