Política Bahia

Pazuello fala que as vacinas do Consórcio do Nordeste devem ser enviadas ao Ministério da Saúde

Pazuello ressalta que esse acordo foi unanimidade entre todos os governadores do Consórcio.

Por G7 Bahia

15/03/2021 às 18:55:26 - Atualizado há
Foto: Reprodução/CNN

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta segunda-feira (15) numa entrevista coletiva realizada pela tarde que, junto com os governadores nordestinos, possui um acordo para a entrega de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, compradas pelo Consórcio Nordeste e o Fundo Soberano Russo, ao governo federal, incluindo assim no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O discurso do político é apoiado nas declarações do presidente do Consórcio do Nordeste, Wellington Dias, também governador do Piauí. Porém, essa fala vai de encontro à outra informação divulgada sobre as doses compradas pelo estado da Bahia, como parte do Consórcio do Nordeste, serem utilizadas para vacinar a população baiana.

"O PNI é base da vacinação brasileira, pelo SUS. Os estados e municípios podem comprar a vacina? Sim. E o produto da compra deve vir para o PNI, para ser distribuído para todo o Brasil. Não deverá haver estados vacinando antes de outros estados. Nós somos um só país. Não haverá essa divisão entre norte, sul, leste ou oeste; ricos e pobres. Essa é a posição do Ministério da Saúde, do SUS. Essa é a posição de todos os governadores que trataram conosco, quase a totalidade. Então nós temos que tomar cuidado com as propostas e as decisões paralelas", afirmou Pazuello.

Foram adquiridas 37 milhões de doses pelo Consórcio do Nordeste, na qual 9,7 milhões destas seriam destinadas exclusivamente para a Bahia. Porém, caso o plano do ministro seja executado, os imunizantes terão que ser enviados para Brasília e, assim, redistribuído para todos os estados brasileiros.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia