Saúde Brasil

Estado de SP confirma 25 casos da variante brasileira do coronavírus

Estado de SP confirma 25 casos da variante brasileira do coronavírus

Por G7 Bahia

15/02/2021 às 15:03:12 - Atualizado há
Foto: Vieira/Metrópoles

O governo de São Paulo já contabiliza 25 casos da variante brasileira do novo coronavírus, a P1, dos quais 16 são autóctones, ou seja, de pacientes que não viajaram ao Amazonas ou tiveram contato com pessoas do estado. Segundo o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, a presença da cepa britânica foi descartada, mas aumentou o número de casos da variante brasileira.

"Agora, pela manhã, a pesquisadora Ester Sabino [da Universidade de São Paulo] nos comunicou que três cepas que tinham sido colocadas como cepas britânicas foram resequenciadas e afastou-se a possibilidade, porém, aumentou a estatística", informou o secretário durante entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

Ainda segundo Gorinchteyn, "nós tínhamos oito casos em Araraquara para a cepa P1, do Amazonas, e elas passaram a consagrar como 12 casos agora. Por outro lado, nos deixa mais tranquilos, porque não temos duas cepas diferentes circulando, mas uma nova cepa".

O secretário alertou para o potencial de infecção dessa nova variante, que é mais agressivo que o do vírus comum. Uma reunião será realizada nesta segunda com pesquisadores e representantes do Centro de Contingenciamento do Coronavírus para definir medidas de controle da nova cepa no estado.

Além dos 12 casos autóctones em Araraquara, que entrou em lockdonw nesta segunda, foram registrados outros três em Jaú e um em São Paulo, que foi anunciado no último sábado (13/2). Há ainda outros oito casos de pessoas vindas da região do Amazonas na capital paulista e um paciente de Águas de Lindóia que teve contato com uma pessoa vinda de Manaus.

Rita Ferreira, 97 anos Fábio Vieira/Metrópoles

Após a confirmação dos casos de novas cepas, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), assinou um decreto endurecendo as regras de isolamento. O principal ponto do novo documento é a restrição de circulação de veículos e de munícipes pelas ruas.

Somente poderá circular quem trabalha em serviço considerado essencial (como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, entre outros) e quem for utilizar um desses serviços.



Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia