Educação

Tema da redação do Enem 2020: estigma às doenças mentais

O texto, dissertativo-argumentativo, é parte da prova aplicada neste primeiro domingo de exame.

Por G7 Bahia

17/01/2021 às 14:41:18 - Atualizado há
Foto: Divulgação/INEP

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano tem como tema "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do exame, divulgou o tema às 13h59 deste domingo, 17 de janeiro.

O texto, dissertativo-argumentativo, é parte da prova aplicada neste primeiro domingo de exame, que teve início às 13h30. Também são cobradas as questões de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias.

Os participantes podem deixar o local às 15h30, mas só às 18h30 podem levar o caderno de prova. A pontuação adquirida na redação é muito importante no desempenho final.

Para ganhar a sonhada nota mil, a maior pontuação na redação do Enem, os textos devem ser ter as seguintes características:

- possuir uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema;

- ter repertório sociocultural produtivo no desenvolvimento da argumentação do texto;

- respeitar os direitos humanos;

- apresentar as características textuais fundamentais, como coesão e coerência;

- demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

- atender ao tipo textual dissertativo-argumentativo.

As provas do primeiro domingo do Enem 2020 terminam às 19h. O maior exame de acesso ao ensino superior do país continua no próximo domingo, 24, com questões de ciências da natureza a e matemática. Nesta edição do Enem, o Inep recebeu 5,7 milhões de inscritos.

Após uma semana de disputas judiciais sobre o adiamento do Enem por causa da pandemia, o exame tem início com suspensão em todo o estado do Amazonas e em dois municípios de Rondônia, segundo o governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Ao todo, 58 municípios não terão a realização das provas neste domingo e no próximo (24). Em Rondônia, decretos das cidades de Espigão D"Oeste e Rolim de Moura impediram a realização do exame como forma de conter o avanço do coronavírus -as duas cidades acumulam 3.832 inscritos.

No Amazonas, não farão o exame 160.548 inscritos em 56 dos 62 municípios do estado. Em seis cidades amazonenses não havia previsão de aplicação da prova.

Fonte: O Tempo
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia