Educação Fies

Inscrições para o Fies 2024 encerram na próxima sexta (15)

Processo seletivo para 1º edição do ano oferta mais de 67 mil vagas.?Metade das vagas do FIES é reservada a estudantes de baixa renda

Por G7 Bahia

13/03/2024 às 16:53:34 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, até o dia 15 de março, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 112.168 vagas para financiamento de curso superior, sendo 67.301 vagas para o processo seletivo do primeiro semestre deste ano. Essa edição do programa terá, no mínimo, 50% dessas vagas reservadas para o Fies Social, que visa atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Esse grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de educação superior. Os candidatos ao Fies Social serão identificados automaticamente pelo sistema Fies Seleção, a partir de base de dados do CadÚnico fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Essa base de dados corresponde à situação do Cadastro na data de referência de 10 de fevereiro de 2024.

Critérios para inscrição no FIES

Pode se inscrever, o candidato que, cumulativamente, atende às seguintes condições:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2024/1;
  • ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
  • não?ter participado?do?Enem?na condição?de?treineiro?(candidato?que não?concluiu?o?ensino?médio?e participa do?Exame?para?fins de autoavaliação);?e
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três?salários mínimos.

A obtenção de média mínima de notas no Enem e a observância ao limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento depende da realização dos demais procedimentos previstos em edital que, obrigatoriamente, estão condicionados à classificação e pré-seleção do candidato.

Inscrição do FIES

Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br. Caso já o tenha, o interessado basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física?(CPF)?e?a?senha.

No momento da inscrição, o candidato deve informar o CPF; endereço de e-mail pessoal válido; os nomes dos membros do grupo familiar, com o número de CPF dos membros com idade igual ou superior a 14 anos de idade, as respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.

Também é necessário informar as três opções de curso, turno e local de oferta da instituição de educação superior entre as disponíveis para inscrição, no mesmo grupo de preferência ou em grupos distintos, indicando a ordem de prioridade entre as suas opções.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções de curso, bem como efetuar o cancelamento de inscrição, mas deve se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição.?A?classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada?e confirmada?no sistema.

Confira o cronograma completo do Fies??

	Inscrições para o Fies 2024 encerram na próxima sexta (15)
Confira calendário do FIES 2024.?Foto: Divulgação

Fonte: iBahia
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia