Saúde Bem-estar

Quantidade e qualidade: alimentos saudáveis também engordam

Mesmo com a reeducação alimentar, algumas pessoas têm dificuldade em perder peso.

Por Rafael de Jesus

21/12/2020 às 16:51:19 - Atualizado há
Foto: Freepik

Começar uma dieta por motivos estéticos ou de saúde requer uma preparação. Um dos hábitos mais importantes nesse novo processo é a mudança no cardápio. Mesmo com uma reeducação alimentar, algumas pessoas continuam engordando ou têm dificuldade em perder peso. O nutricionista Kaio Bitencourt explica que mesmo ingerindo alimentos saudáveis, a quantidade consumida pode impedir que o emagrecimento aconteça.

"Existem alimentos considerados saudáveis por ter alto teor de nutrientes ou por possuírem propriedades benéficas, mas se consumidos em excesso podem favorecer o ganho de peso", explica.

O profissional ainda ressalta que além de controlar a quantidade é preciso ter atenção na forma em que esse consumo é feito. As castanhas, amendoim, amêndoas, nozes possuem excelentes vitaminas e fator anti-inflamatório, mas se consumidas em excesso, por serem lipossolúveis (são mais facilmente estocadas no organismo), podem levar ao ganho de peso por possuírem alto teor calórico em uma pequena porção.

"O açaí e o abacate, por exemplo, são frutos geralmente consumidos com xarope de glicose (açúcar) e costumam adicionar granola, castanhas, leite, chocolate e farinhas que os deixam com uma quantidade altíssima de calorias", alerta o nutricionista.

Cada indivíduo precisa de determinada quantidade de calorias pra consumir durante o dia levando em consideração idade, peso, altura e o gasto diário de energia. Não basta apenas consumir os nutrientes bons para favorecer o emagrecimento, é preciso fazer um déficit calórico que consiste em comer menos.

A melhor forma de alcançar esse objetivo é procurar um profissional nutricionista, ele vai calcular as necessidades diárias de calorias de acordo com a rotina e qual o melhor plano para ser seguido para que haja a redução das medidas. "Se esse indivíduo consome mais calorias do que a quantidade que ele necessita, vai ganhar peso independente se esses alimentos são considerados saudáveis ou não", finaliza.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia