Geral Tragédia

Paciente com Covid-19 morreu durante evacuação em incêndio no Hospital de Bonsucesso no Rio

De acordo com o coordenador assistencial do hospital, Carlos Cesar Asseff, a paciente era uma mulher de 42 anos e que estava entubada, e internada em estado grave

Por G7 Bahia

27/10/2020 às 14:45:30 - Atualizado há
Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Uma paciente diagnosticada com Covid-19, e que estava internada em estado grave no Hospital Federal de Bonsucesso, morreu durante o procedimento de retirada dos internados devido ao incêndio que atingiu a unidade, na manhã desta terça-feira (27), no Rio de Janeiro.

De acordo com o coordenador assistencial do hospital, Carlos Cesar Asseff, a paciente era uma mulher de 42 anos e que estava entubada, e internada em estado grave. Ela deixou o prédio com vida, mas morreu durante a transferência para outra unidade hospitalar.

Bombeiros de cinco quartéis do Rio de Janeiro, das unidades de Fundão, Ilha do Governador, São Cristóvão, Penha e Central, estão realizando o combate às chamas no hospital. Os militares usam ferramentas para quebrar a estrutura de concreto e facilitar o acesso ao local.

O edifício atingido pelas chamas é o prédio 1, onde ficam as enfermarias. Exames de raio-x também são realizados no local. De acordo com o hospital, o incêndio começou no subsolo e pegou em uma parte do almoxarifado onde fraldas ficam guardadas, material que pode ter contribuído com a propagação do fogo.

De acordo com o comandante-geral da corporação, Leandro Monteiro, o hospital não possui certificação do Corpo de Bombeiro.

"O hospital sofreu duas notificações, depois o procedimento e dois autos de infração e agora estamos em um processo de interdição. Estamos trabalhando em conjunto para que esse processo não seja finalizado. É humanamente impossível interditar um hospital com 400 leitos", disse Monteiro.

O Hospital Federal de Bonsucesso é uma das unidades de saúde mais importantes da cidade do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do hospital, esse edifício foi totalmente evacuado e 200 pacientes foram transferidos para outras áreas.

Os pacientes evacuados foram acomodados no pátio do hospital ou em outros blocos da unidade. No momento em que as chamas começaram, havia pacientes sendo operados e que precisaram ser retirados às pressas.

LOJA DE PNEUS VIROU "HOSPITAL DE CAMPANHA"

Parte dos pacientes foram levados para um galpão de pneus em frente ao hospital.

Funcionária do local, Ana Cristina Sardemberg estima que quase 50 doentes foram transferidos para o galpão da loja. Alguns em camas com equipamentos de oxigênio e monitoramento, outros em cadeiras de roda.

Segundo ela, os funcionários do hospital agiram com muita rapidez. Os pacientes agora estão sendo retirados em ambulâncias. "Já saíram umas oito ambulâncias daqui. Elas estão levando dois doentes por vez. Estão sendo muito rápidos", disse Ana Cristina.

A Rio Paiva Pneus fica em frente ao hospital. Os pacientes transferidos tiveram que atravessar a rua para chegar até o galpão.

VISTORIA FEITA EM 2019 REVELOU "FALHAS GRAVES"

Uma vistoria realizada em abril de 2019 no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) revelou falhas graves no sistema de prevenção e combate a chamas e "alto risco de explosão" e de inoperância total do sistema elétrico da unidade.

As causas da ocorrência desta manhã ainda serão investigadas.

Técnicos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) identificaram superaquecimento em dois transformadores da subestação principal do hospital. Uma delas chegou a atingir 148,6 graus e outra, 128,6 graus.

Na época, foi constatada também ausência de licença e de plano de prevenção e combate a incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros, além da inexistência de sistemas de detecção de fumaça e sprinklers.

Foram encontrados também hidrantes desativados com mangueiras danificadas e sem qualificação para uso. Havia ainda cabos expostos, instalações elétricas irregulares e equipamentos obsoletos e em desacordo com normas técnicas.







Fonte: Yahoo
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia