Geral Coluna

Isabela Magno: É verdade! Pensar positivo pode programar seu cérebro para bons sentimentos em relação à vida

Especialista diz que cérebro pode funcionar semelhante a um sistema de algoritmo, reproduzindo informações de acordo com a escolha.

Por Isabela Magno

25/09/2020 às 11:27:06 - Atualizado há
Foto: G7Bahia

Certo dia, pegamos o celular, entramos na barra de buscas e pesquisamos por um modelo de smartphone, porque estamos pensando em trocar nosso aparelho ou comprar um novo para presentear alguém. A partir deste momento, não temos mais sossego. Estamos navegando inocentemente pelo Instagram e olha lá o anúncio do tal smartphone. Ao entrar no facebook, olha ele lá novamente. E assim por diante.


O cérebro da gente funciona exatamente da mesma forma. A partir do momento que focamos nossa atenção em um assunto específico, a nossa mente vasculha todas as situações ao redor para nos dar mais daquela mesma situação, porque compreende que gostamos de pensar sobre este determinado assunto, já que gastamos tempo e energia mentalizando situações relacionadas ao tema.


Os técnicos em informática explicam este fenômeno através do conceito de algoritmo e eles são cada vez mais usados nas mídias sociais. Então, se eu costumo curtir muitos posts de maquiagem ou comentar nos de cachorros, o algoritmo entende que deve dar prioridade a estes temas no feed e me mostra cada vez mais informações referentes a eles.


Sempre que focamos nossa atenção a determinado assunto, nosso cérebro entende que deve dar prioridade a este assunto, seja ele algo positivo ou negativo. O problema é que quando estamos passando por algum problema ou vivendo algum sentimento negativo a regra continua valendo, então teremos mais situações e sentimentos negativos para ocupar nossos dias. Funciona como um ciclo sem fim de atrair mais do mais.


Tomando por base a psicológica ao entender o ser humano como um ser biopsicossocial, este foco no negativo tem consequências físicas, psicológicas e sociais. Quando vibramos nossos pensamentos no medo, na ansiedade ou na vergonha, dentre outros sentimentos negativos, emitimos sinais ao nosso corpo informando que algo de ruim está prestes a nos acontecer e como uma maquina perfeita em cada detalhe, nosso corpo começa a nos preparar para uma situação de perigo, seja nos preparando para luta ou para fuga.


A primeira alteração física que sentimos é na respiração. Quando algum pensamento negativo martela em nossa mente, muitas vezes atrelamos ao sentimento de medo ou ansiedade e começamos a hiperventilar (respirar de forma mais rápida e superficial), que é um fato inconsciente, com o intuito de levar mais oxigênio para nosso corpo. Ao perceber este aumento no ritmo da respiração, o coração começa a bombear mais sangue, aumentando a circulação sanguínea, o que pode acarretar em sintomas relacionados ao aumento da pressão arterial. Quando nos damos conta, já estamos nos sentindo mal com sintomas fisic3os como tontura, tremores ou sudorese. Este é um exemplo clássico de como se dá o início de uma crise de pânico ou de ansiedade generalizada.


Assim como a respiração é capaz de desencadear todo um processo negativo em nosso corpo, ela também tem o poder de nos tirar de uma crise. Ao respirarmos de forma lenta e profunda, tomamos consciência do momento presente e mandamos uma mensagem ao cérebro de que se a respiração está regular é porque não precisamos mais nos preparar para fuga ou luta, então, o corpo pode voltar a funcionar de forma normal.


Da mesma forma, quando focamos nossa atenção e energia em pensamentos positivos, teremos mais do positivo em nossas vidas. A partir do momento que conseguimos enxergar o lado bom das coisas que aconteceram no passado no momento presente e manter o otimismo e confiança no futuro, mais o nosso corpo irá nos preparar para receber mais de todo este sentimento positivo.


Algumas dicas para aumentar a vibração com os pensamentos positivos:



1- Substitua imediatamente todo pensamento negativo que aparecer em sua mente, por um positivo - Os pensamentos surgem de forma automática e muitas vezes não temos controle sobre o aparecimento deles, mas podemos substituí-los à medida que eles forem aparecendo. No início pode parecer besteira, porém, com a prática, aos poucos, o cérebro é condicionado a diminuir a frequência dos pensamentos negativos e aumentar a frequência dos positivos.


2- Aprenda com seus problemas - Se um determinado assunto ou problema está aparecendo de forma sucessiva em sua vida, alguma coisa ele tem a te ensinar. Tente olhar a situação por um outro ângulo, focando em todos os aspectos e em quais características e qualidades você precisa desenvolver para superá-lo.


3- Cerque-se do que é positivo - Todos já ouvimos falar em pessoas que são luz na vida das outras pessoas, em vibrações positivas que são emanadas. Partindo do pressuposto de que iremos atrair mais do mais, vale a regra para todas as esferas de nossas vidas.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia