Manchetes Distribuição

Após Nordeste, Mercado Livre busca centro de distribuição no Sul

A empresa já abriu um novo centro de distribuição na Bahia neste ano, se somando aos que já tinha em São Paulo. Objetivo é ampliar malha logística própria.

Por G7 Bahia

01/09/2020 às 13:46:33 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Mercado Livre

O Mercado Livre estuda possíveis cidades para abrir um centro de distribuição (CD) na região Sul do país. A empresa está empregando esforços nos últimos anos para expandir sua malha logística própria e já abriu nesse ano um CD na Bahia, anunciado em junho, além dos dois que tem em São Paulo.

A varejista vem tendo altas recordes em vendas e novos usuários diante do crescimento do e-commerce na América Latina, que foi impulsionado nos últimos meses pela quarentena na pandemia do novo coronavírus.

O desejo de abrir um CD no Sul é antigo. Cidades de Santa Catarina estariam sendo estudadas, segundo a imprensa local. De acordo com o jornal NSC, de Santa Catarina, o governo da cidade de Gaspar, a 138 quilômetros da capital Florianópolis, estaria em conversas com o Mercado Livre. Outra cidade aventada, desta vez em reportagem da rádio Gaúcha ZH, é Governador Celso Ramos, na região metropolitana de Florianópolis.

Procurado, o Mercado Livre confirma a intenção de abrir um centro de distribuição na região Sul, mas não detalha ainda as cidades envolvidas nas negociações ou em qual estado o espaço ficará.

"O Mercado Livre continua estudando as possibilidades de localização para seu centro distribuição no Sul, bem como potenciais parceiros para atuar na região", disse a empresa em nota nesta terça-feira, 1º. "No momento oportuno, em que tiver informação concreta e exata, a companhia fará uma comunicação pública a respeito."

Anteriormente, a empresa estava em conversas avançadas com Gravataí, no Rio Grande do Sul. Mas o Mercado Livre desistiu, segundo o próprio prefeito da cidade, por questões relacionadas à tributação no estado. Devido a esse episódio, que envolve regulação estadual, são menores as chances de que um CD vá para o Rio Grande do Sul sem mudança nas regras, mesmo que em outra cidade.

Na ocasião, a Prefeitura de Gravataí havia afirmado que o CD traria consigo a abertura de 500 vagas de emprego, o que seria um número similar às vagas do centro aberto na Bahia, quando na capacidade máxima.

Em junho, a abertura do CD na Bahia já havia representado um marco na expansão da logística própria do Mercado Livre, sendo o primeiro centro de distribuição da empresa fora do Sudeste. O centro, na cidade de Lauro de Freitas, fica a algumas dezenas de quilômetros da capital Salvador.

O CD na Bahia fez parte de um plano de investimento de 4 bilhões de reais do Meli para o Brasil até o fim de 2020, segundo afirmou a empresa na ocasião. Com mais centros espalhados pelo país, o Mercado Livre consegue melhorar seus prazos e taxas de entrega para além do Sudeste.

Fonte: Exame
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia