Geral Balanço

Governo da Bahia divulga balanço das ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos

Os dados, fornecidos pelos órgãos que compõem a rede integrada, são referentes aos dias de realização do Carnaval de Salvador

Por G7 Bahia

22/02/2023 às 14:19:47 - Atualizado há
Foto: Divulgação
O Governo da Bahia, por meio das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) divulgou, nesta quarta-feira de Cinzas (22), o balanço das ações do Plantão Integrado dos Direitos Humanos para o Carnaval 2023. Os dados, fornecidos pelos órgãos que compõem a rede integrada, são referentes aos dias de realização do Carnaval de Salvador (16 de fevereiro até as 18h de ontem, 21 de fevereiro).
Foto: Divulgação


Do total de 6.880 ocorrências registradas, os dados apontam que 5.472 (79,44%) estão relacionadas às situações de vulnerabilidade/risco social e violação de direitos de crianças e adolescentes, na sua maioria negras e negros .

A SJDH e a Seades estabeleceram diretrizes de combate às variadas formas de violações aos Direitos Humanos - especialmente relativos aos segmentos sociais da Criança e do Adolescente, da População LGBTQIAP+; das Pessoas com Deficiência; População Idosa; e das violações ao direito do Consumidor - a partir da campanha "Respeito é nosso direito! Carnaval 2023", e potencializada pela implementação do Plantão Integrado.

"De modo geral, percebemos uma redução dos casos em comparação a outros carnavais. Isso também se deve ao trabalho preventivo que a gente vem fazendo junto à rede e o sistema de garantia de direitos para que as violações não aconteçam ou sejam tratadas quando ocorridas. A luta contra todas as formas de violação de direitos é papel de toda a sociedade, mas em especial desta casa, deste instrumento de garantia de direitos, que é o Plantão Integrado. Seguimos fortes e unidos para promover a cidadania, a inclusão e, acima de tudo, um Carnaval de respeito e dignidade", destacou o titular da SJDH, Felipe Freitas.

Quanto às pessoas com deficiência, a Sudef, Superintendência que atua com este segmento, registrou 70 ocorrências relacionadas à dificuldade de acessibilidade e entrevistou 125 pessoas.
Foto: Reprodução

Já o Procon-BA realizou 80 ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, com visita a 16 bairros da capital baiana, o que resultou em quatro (4) autuações por violações ao direito do consumidor.

Nos cinco espaços temporários de convivência, foram acolhidas 331 crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 17 anos. A maioria dos acolhimentos foram de filhos/as de vendedores ambulantes cadastrados, demanda espontânea dos responsáveis legais por crianças/adolescentes das equipes volantes responsáveis pela abordagem social e do Conselho Tutelar.

Até às 18h de ontem (21), 12 atos infracionais cometidos por adolescentes foram contabilizados, segundo dados fornecidos pela Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), sendo dois deles encaminhados para o atendimento de medida socioeducativa, através da FUNDAC - Fundação da Criança e Adolescente, vinculada à SJDH.

Os dados encaminhados pela Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca) registrou 14 crimes dessa natureza.

As ações voltadas para o público LGBTQIAPN+ , realizadas pelo CPDD-LGBT, abordou 125 pessoas e identificou dois (2) casos de violência. Durante o Carnaval, o órgão da SJDH distribuiu 30.560 preservativos.

"O Plantão Integrado, como uma estratégia de atuação em Rede, em que diversas instituições puderam estar representadas, compartilhou de um esforço conjunto para o enfrentamento às violações e promoção e defesa dos Direitos Humanos. O esforço institucional de articulação também possibilitou ter acesso a informações, que poderão ser aproveitadas pela Rede para avaliar e planejar ações conjuntas para os próximos eventos de grande porte, na perspectiva de reduzir a incidência de situações de violação dos Direitos Humanos e de fomento ao exercício de cidadania", ressaltou a superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos da SJDH, Trícia Calmon.

Mobilização

As ações de mobilização social potencializaram e massificaram a Campanha Respeito é Nosso Direito. As equipes de mobilizadores estiveram nos postos da Lapa, Pelourinho, Terminal Náutico, Circuito Barra-Ondina e Campo Grande, abordando foliões e trabalhadores ambulantes com foco no enfrentamento ao trabalho infantil, e exploração sexual de crianças, e demais formas de violações de direitos. A mobilização foi realizada pelas equipes fixas e volantes do Plantão Integrado. Nesta ação, 27.140 pessoas foram abordadas e receberam informações e orientações sobre a Rede de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes e Direitos Humanos por meio da entrega de 228.662 peças de comunicação da campanha, tais como pulseiras de identificação, adesivos, praguinhas e ventarolas.

As abordagens permitiram ainda a identificação de situações de vulnerabilidade/risco social e as pessoas foram orientados e encaminhadas para os órgãos que compõem a Rede de Proteção.

Plantão Integrado

O Plantão Integrado de Proteção, composto por órgãos públicos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos, teve a finalidade de combater a violação de direitos humanos no Carnaval de Salvador. A iniciativa conjunta foi iniciada na quinta-feira (16), na sede do Procon-BA, e seguiu até a madrugada do último dia oficial da folia.

Participaram do Plantão, além do Governo do Estado, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado (MPE-BA), Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), Delegacia Especial de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCCA), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT 05), Juizado da Infância e Adolescência, Prefeitura Municipal de Salvador, Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), as ONGS Pontos Diversos e Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia