Geral Protesto

Servidores municipais de Salvador protestam por concessão de aposentadoria

Ato aconteceu na tarde desta quinta (22), na frente da prefeitura, na Praça Tomé de Souza.

Por G7 Bahia

22/09/2022 às 14:38:44 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Servidores municipais de Salvador protestam no início da tarde desta quinta-feira (22), na frente da prefeitura da capital baiana, na Praça Tomé de Souza. Segundo os manifestantes, cerca de 2 mil trabalhadores com mais de 40 anos de trabalho, em média, estão parados na fila de aposentadoria desde o fim da gestão desde anterior. O prefeito Bruno Reis tomou posse em janeiro de 2021.

Em nota, a Secretaria Municipal de Gestão de Salvador (Semge) disse que os processos para concessão de aposentadoria, no âmbito do município, possuem origem na Secretaria de lotação de cada servidor e, após a devida instrução documental, são submetidos à Semge para análise dos requisitos, fixação da renda e deliberação, após aval da Procuradoria Geral do Município.

Ainda em nota, a Semge diz que sobre a manifestação ocorrida hoje diz respeito especificamente a um grupo de servidores que ingressaram nos quadros da PMS sem aprovação em concurso público.

Por conta disso, a secretaria diz que a discussão foi levada à deliberação do Conselho Municipal de Previdência do Servidor – COMPRES, que em emitiu parecer assegurando o direito à aposentadoria dos servidores admitidos sem concurso público até a Constituição de 1988.

Ainda segundo a prefeitura, há uma dúvida jurídica relativa aos parâmetros aplicáveis para a fixação de renda dos benefícios previdenciários desse grupo de servidores, por causa de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, e que por isso, a prefeitura tem buscado uma solução ao caso, respeitando a legalidade e as normas constitucionais.

De acordo com os servidores, mesmo com idade e tempo de serviço para se aposentar, os trabalhadores que deram entrada no pedido de aposentadoria têm esperado sem que os pedidos sejam atendidos.

Os manifestantes informaram que o Sindicato dos Fazendários do Município de Salvador (Sindifam), o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) se reuniram com a Semge na quarta-feira (14), mas o encontro terminou sem definição.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia