Geral Dia dos Namorados

Pandemia exige criatividade de casais no Dia dos Namorados

Séries, filmes, jantar romântico e vídeo chamada são as dicas para estar mais próximos dos parceiros na data especial.

Por Márcia Santana

12/06/2020 às 06:00:00 - Atualizado há

Em meados de março a Bahia registrava o primeiro caso do novo Coronavirus. Menos de um mês depois, as autoridades públicas iniciavam medidas para tentar conter a expansão da doença, que hoje já contabiliza cerca de 32 mil infectados. Mas o isolamento social, principal meio de barrar a transmissão do Covid 19, não impedirá que casais baianos aproveitem o Dia dos Namorados, nesta sexta-feira (12).

Juntos há oito anos, a estudante Valdira Silva Lima, 27 anos, e o microempresário Marivan de Jesus Ramos, 38, já têm estratégias para driblar a distância que enfrentavam bem antes da quarentena. Ela mora na capital baiana, enquanto o parceiro reside e trabalha em Cardeal da Silva, distante 160 quilômetros de Salvador. As ligações são recursos frequentes para diminuir a distância entre as cidades.

Valdira conta que o namorado é romântico e sempre a presenteia com flores e outros mimos, mas este ano a comemoração será de outra forma. "O jeito será matar a saudade por vídeochamada", contou. A estudante revelou ainda que o casal se fala diariamente." Nessa quarentena o importante é buscar manter-se próximo através de pequenos gestos diários de carinho e atenção, mostrar que o que realmente importa é estar juntos", aconselhou a estudante.

O supervisor de farmácia Willians Rodrigues, 27, e o estudante Vinícius Francisco, 24, se conheceram em um aplicativo de relacionamento há pouco mais de dois anos. No início da quarentena, o casal morava junto, mas o estresse provocado pelo trabalho e os estudos fez os dois decidirem ficar um pouco mais distantes. "Senti que estava descontando nele", falou.

Willians Rodrigues, 27, e o estudante Vinícius Francisco, 24

O psicólogo Erik Moraes Vieira de Miranda, especialista em medicina chinesa e bioenergética, lembrou que a quarentena está fazendo as pessoas olharem para si e para os parceiros, as obrigando a aprender a lidar com os conflitos sem descontar no outro. Ele garante que é importante desenvolver estratégias para aliviar as tensões e trabalhar as frustrações. "Trabalhar a respiração, hiperventilar, socar ou gritar uma almofada, bater o pé no chão" são dicas listadas por ele.

Psicólogo Erik Moraes Vieira de Miranda, especialista em medicina chinesa e bioenergética

Para Erik, que atende na Clínica WS, situada na Avenida Tancredo Neves, os indivíduos da sociedade ocidental não são ensinados a lidar com os problemas que, com o tempo, ganham proporções maiores do que deveriam ter. " É um momento para tentar incorporar, sentir a vida, os conflitos para que a pessoa possa lidar com eles de forma sensível e benéfica", relatou.

A tática adotada por Willians parece ter dado resultados positivos. Morador de Itapuã, bairro em que os parâmetros de isolamento foram reforçados na última quarta-feira (10), ele e Vinícius vão passar o dia juntos. Com bares e restaurantes fechados, os namorados vão cozinhar um jantar romântico e encerrar a programação maratonando a quarta temporada de '13 Reasons Why', disponível na Netflix. A cerveja também já foi comprada.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia