Saúde Atenção

Mais de 14 mil mamografias gratuitas são ofertadas pela Sesab no Outubro Rosa

A ação marca 10 anos de iniciativas do órgão com o objetivo de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

Por G7 Bahia

30/09/2021 às 16:19:22 - Atualizado há
Foto: Sesab / Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro, como parte da campanha do "Outubro Rosa". A ação marca 10 anos de iniciativas do órgão com o objetivo de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento. Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde.

Para as mulheres que tiverem diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento.

Conforme a Sesab, na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.

Hospital da Mulher

De acordo com a Sesab, o Hospital da Mulher terá uma programação especial, a ser iniciada no dia 4 de outubro, com a realização de punções mamárias (biópsias) para pacientes, em articulação com as Policlínicas, visando reduzir o tempo do diagnóstico e tratamento para as pacientes. Durante todo o mês de outubro serão realizadas cirurgias de reconstrução mamárias para pacientes oncológicas da unidade.

Também durante todo o mês de outubro serão realizadas palestras de conscientização sobre o câncer de mama, voltadas para colaboradores e pacientes do hospital. Na segunda quinzena de outubro serão entregues perucas do projeto "Fio Solidário", em parceria com o "Tantinho de Esperança", para pacientes oncológicas da unidade hospitalar.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Segundo a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim, "a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade". A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária estabelecida é a estratégia de rastreio precoce mais indicada.

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia