Geral Terremoto

Número de mortes em terremoto no Haiti passa de 700

Segundo as autoridades haitianas, foram registradas 500 mortes no sul do país, 100 em Grand'Anse, 122 em Nippes e duas na região noroeste.

Por G7 Bahia

15/08/2021 às 14:14:29 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O número de mortes no terremoto de magnitude 7,2 na escala Richter que atingiu o Haiti continua subindo: já são pelo menos 724 vítimas e mais de 2,8 mil feridos, segundo dados divulgados pela Defesa Civil neste domingo (15).

Segundo as autoridades haitianas, foram registradas 500 mortes no sul do país, 100 em Grand'Anse, 122 em Nippes e duas na região noroeste.

O novo balanço é divulgado horas depois de um novo tremor de magnitude 5,9 atingir o território haitiano na noite de sábado, conforme revelado pelo Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O segundo sismo ocorreu a uma profundidade de 8 km.

Além das vítimas, que podem ser "milhares", os dois fenômenos deixaram muitas casas destruídas, bem como igrejas e outros edifícios históricos. As equipes de resgate estão trabalhando arduamente na esperança de encontrar sobreviventes.

Segundo as autoridades, muitos prédios desabaram, deixando centenas de pessoas soterradas. Moradores se mobilizaram para ajudar nos esforços de socorro. "As primeiras intervenções, realizadas por socorristas profissionais mas também pela população, permitiram retirar muitas pessoas dos escombros", explicou a Defesa Civil.

As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor. O primeiro-ministro haitiano, Ariel Henry, declarou estado de emergência por 30 dias e está auxiliando as áreas mais devastadas do país após o terremoto. "Após o terremoto que causou enormes estragos no sul, em Grand'Anse e Nippes, já mobilizei toda a equipe do governo para tomar todas as medidas necessárias com urgência", escreveu o premiê no Twitter.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, "autorizou uma resposta americana imediata e nomeou a diretora da agência Usaid, Samantha Power, como alta executiva dos EUA para coordenar esse esforço".

Fonte: Terra
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia