Política Pandemia

Ministro do STF nega pedido de Bolsonaro contra medidas restritivas adotadas por Rui Costa

O presidente da República questionava decretos do Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Bahia

Por G7 Bahia

23/03/2021 às 14:47:45 - Atualizado há
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, negou a ação que foi protocolada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra as medidas restritivas impostas pelos governadores Rui Costa (PT-BA), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ibaneis Rocha (MDB-DF).

Os gestores determinaram as medidas de restrição para buscar conter a disseminação da covid-19, número de óbitos e superlotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nos estados. Bolsonaro argumentou que as medidas tomadas pelos estados são inconstitucionais porque só poderiam ser adotadas com base em lei elaborada por legislativos locais, e não por decretos de governadores.

Na decisão, Marco Aurélio Mello afirmou que não cabe ao presidente acionar diretamente o STF, uma vez que Bolsonaro assinou sozinho a ação, sem representante da AGU.

"O Chefe do Executivo personifica a Unia?o, atribuindo-se ao Advogado-Geral a representac?a?o judicial, a pratica de atos em Juizo. Considerado o erro grosseiro, na?o cabe o saneamento processual", avaliou.

Mello destacou que estados e municípios têm competência para adotar medidas para o enfrentamento da pandemia.

Já o governador do estado da Bahia, Rui Costa, ressaltou que a postura da gestão federal na pandemia demonstra o "desprezo" de Bolsonaro pela dor dos brasileiros.

"Essa ação no STF é mais uma vez a tentativa dele de mostrar que é aliado do vírus, aliado da morte. Está tentando acelerar o número de mortes e a disseminação do vírus no Brasil. Ele vive da crise, do colapso, e como ele é incapaz, incompetente para gerir o país, quer aprofundar ainda mais a crise para tentar polarizar com uma parcela da sociedade", afirmou o governador ao comentar a ação.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia