Saúde Saúde mental

Saiba quais são os alimentos que podem auxiliar no desempenho durante os estudos

O Ômega 3 ajuda na memória, concentração e aprendizado, como explica a nutricionista Renata Cristina ao G7. Além dele, outros nutrientes podem ter a mesma função.

Por Poliana Lima

16/10/2020 às 07:45:35 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Internet

Manter a atenção nos estudos nem sempre é uma tarefa fácil, muitos fatores implicam para um mal desempenho nas atividades, que vão da falta de disciplina aos maus hábitos alimentares. Em entrevista ao G7 Bahia, a nutricionista clínica e esportiva Renata Cristina Oliveira de Souza passou algumas dicas de nutrientes que ajudam o cérebro a se manter concentrado e ativo. Já o psicólogo Eduardo Henrique Serra explicou como a mente reage com uma alimentação de qualidade, além de deixar sugestões que podem gerar bom resultado no aprendizado.

Manter o metabolismo ativo durante o estudo é uma indicação da nutricionista e para isso é necessário estar bem alimentado e saciado. Dessa forma, o cérebro terá mais disposição e continuará funcionando concentradamente na atividade exercida.

"A primeira refeição do dia é sempre a mais importante", uma frase muito utilizada, mas não deve ser levada à risca, como explica Renata Cristina. "Essa teoria não se aplica em todos, tudo depende de cada organismo ou rotina. Aqueles que não conseguem ingerir a tal substância pela manhã podem fazer uso durante o dia", disse.


Imagem/Reprodução

Sendo assim, na primeira refeição ou durante o dia, o recomendado é adicionar ovo, pois na sua gema existe a colina, elemento que atua na construção da membrana de novas células cerebrais, além de auxiliarem na reparação de células danificadas.

Outro importante aliado é o café, pois a cafeína combate a fadiga mental, auxilia na liberação de neurotransmissores, como a dopamina, atua na melhora do humor e alívio do estresse.

Além desses, outros nutrientes podem ser utilizados, como Ômega 3, que ajuda a memória na concentração e no aprendizado. Esta substância pode ser encontrada em sardinha, salmão, sementes de chia, linhaça e azeite de oliva.

Reprodução/Instagram
As vitaminas do complexo B são recomendadas para que haja equilíbrio da transmissão de neurônios durante a aprendizagem, elas podem ser encontradas em proteínas animais como carne vermelha, peixes e aves, em feijão, lentilha e grão de bico, nozes, castanhas e amêndoas. A nutricionista também indica uma colher de chá de açafrão por dia, ele inibe a morte de neurônios.


Para o psicólogo Eduardo, uma alimentação de qualidade tem boas influências no comportamento, pois os nutrientes ajudam o cérebro a liberar endorfina e dopaminas e neurotransmissores, substância que projetam o prazer. "É interessante manter um equilíbrio, além dos legumes, vitaminas e outros, comer um chocolate durante os estudos ou qualquer tipo de glicose, pode deixar a missão do aprendizado mais gostosa" enfatizou.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia