Geral Ação

Fila de mulheres é registrada em feira de saúde em Salvador; vagas foram encerradas

Ação para crianças, adolescentes, adultas e idosas acontecerá entre esta sexta-feira (8) e domingo (10), na Arena Fonte Nova. Atendimento foi feito apenas por agendamento online.

Por G7 Bahia

08/03/2024 às 11:34:02 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Mulheres em busca de serviços de saúde chegaram de madrugada e fizeram uma fila enorme, na manhã desta sexta-feira (8), no bairro de Nazaré. Elas estavam agendadas para participar da feira "Março de Todas as Mulheres", que oferece atendimentos gratuitos - entre consultas, exames e procedimentos - a crianças, adolescentes, adultas e idosas.

O evento vai até domingo (10), na Arena Fonte Nova, e as vagas foram encerradas.

Algumas pacientes relatara à equipe da TV Bahia que foi preciso chegar de madrugada para esperar pelo atendimento.

"Nós chegamos aqui 4h. Eu vim da Ilha, porque moro lá e minhas filhas aqui, na Liberdade", disse a paciente.


O atendimento foi feito apenas por agendamento online, por meio do site da Feira da Mulher. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que não há previsão de abertura para novas vagas.

Com início às 7h e encerramento às 17h, a feira marca a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e também oferta serviços de cidadania e ações de cultura e lazer e bem-estar. [Confira lista ao final da matéria]

Para ter acesso aos serviços, além de ter conseguido agendar o atendimento, é necessário apresentar RG, cartão do SUS e também solicitação médica, no caso dos exames de imagem e laboratoriais.

A expectativa da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), responsável pela ação em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, é de realizar mais de 23 mil atendimentos, além de fazer campanhas de prevenção e diagnóstico precoce, estimulando a participação do cuidado com a saúde, principalmente na prevenção.

Os serviços de saúde da Feira "Março de Todas as Mulheres" atenderão pessoas até 65 anos, exceto mamografia, que será para mulheres de 40 a 69 anos e conta também com a parceria das secretarias de Administração, Segurança Pública e Trabalho, Emprego e Renda.

Feira 'Março de Todas as Mulheres' oferece consultas, exames e procedimentos gratuitos em Salvador — Foto: Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA

Feira 'Março de Todas as Mulheres' oferece consultas, exames e procedimentos gratuitos em Salvador — Foto: Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA

O evento conta com os seguintes serviços:

  • mamografia;
  • preventivo;
  • consultas com ginecologista e mastologista;
  • consulta para agendamento de cirurgias eletivas (hernia inguinal, epigástrica e umbilical, histerectomia e vesícula);
  • ultrassonografia (mama, transvaginal, abdômen total, tireoide, vias urinárias e partes moles), eletrocardiograma, raio-x, consultas e exames oftalmológicos, rastreamento para cirurgia de catarata para idosos acima de 60 anos e capsulotomia por yag laser);
  • procedimentos odontológicos;
  • consulta de nutrição;
  • exames laboratoriais;
  • imunização;
  • testes rápidos para ISTs;
  • aferição de pressão arterial e de glicemia.

Cidadania

Além da oferta da área de saúde, estão disponíveis serviços de cidadania como a emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.

Também tem sistema de mediação de mão de obra, cadastramento e/ou atualização dos dados pessoais e profissionais do trabalhador no Sistema IMO, viabilizando o acesso intermediação de mão de obra e demais serviços do SineBahia.

O evento conta ainda com tendas interativas, palestras e rodas de conversas, além de uma feira de empreendimentos de mulheres negras, indígenas e quilombolas.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia