Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Evento

UNICEF promove encontro sobre impactos do racismo no desenvolvimento infantil

Evento acontece em 31 de maio em parceria com Prefeitura de Salvador, Defensoria Pública da Bahia e Instituto Promundo.


Foto: Reprodução

No dia 31 de maio, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Prefeitura Municipal de Salvador, a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Instituto Promundo realizarão a Primeira Oficina de Capacitação sobre Primeira Infância Antirracista de Salvador, intitulada: "Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista", que ocorrerá das 9h às 12:30h no auditório da Escola Superior da DPE-BA (Rua Pedro Lessa, 123 - Canela).

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção de profissionais que atuam na Educação, Assistência Social, Saúde e da sociedade civil sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil. O resultado esperado é contribuir para a garantia, de fato, de um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando pais, mães e cuidadores a exercerem uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil.

"No Brasil, os efeitos perversos do racismo estão presentes desde a mais tenra idade", diz Helena Oliveira, chefe do escritório do UNICEF em Salvador. "Crianças negras e indígenas seguramente experimentaram situações de racismo na fase inicial da vida".

Segundo a oficial de Primeira Infância do UNICEF, Maíra Souza, o racismo estigmatiza e hierarquiza as diferenças entre as crianças, e isso impacta diferentes dimensões do desenvolvimento infantil, como a construção da autoestima, a capacidade de sociabilização, autoconfiança e a saúde física e mental. "Para garantir o pleno desenvolvimento de cada criança em sua potencialidade, o racismo estrutural e institucional precisa ser enfrentado por toda a sociedade em um pacto coletivo, reconhecendo o problema e implementando práticas antirracistas. O antirracismo é uma postura e um conjunto de ações que devem estar presentes em todas as estruturas da sociedade, um dever de todos nós", explica.

UNICEF e Promundo produziram uma coleção de cadernos formativos destinados a profissionais de educação infantil, assistência social e saúde no contexto de infâncias negras, como também sobre atendimento qualificado às crianças indígenas, além de uma websérie com sete vídeos sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas. Todo o conteúdo está disponível no site do PIA e pode ser baixado gratuitamente.

A iniciativa faz parte faz parte da #AgendaCidadeUNICEF, uma parceria do UNICEF com a Prefeitura de Salvador para promover direitos e oportunidades para as crianças e os adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências, e integra o ciclo de capacitação da primeira infância organizado pelo NEAPI em conjunto com a SEMUR, a SPMJ a SMED e a Defensoria Pública do estado da Bahia.

Agenda:

Oficina "Caminhos para uma Primeira Infância Antirracista"

Realização: UNICEF, Prefeitura de Salvador, Defensoria Pública da Bahia e Instituto Promundo

Local: Escola Superior da DPE-BA (Rua Pedro Lessa, 123 - Canela)

Horário: 9h00 às 12:30h

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para garantir sua participação, pedimos que se inscreva previamente através do link: https://forms.gle/q1uBC9QzMUbci1zLA.

#AgendaCidadeUNICEF

#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros para promover direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorre em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Sobre o UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos. Saiba mais acessando o site oficial e acompanhe as ações da organização no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!