Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Treinamento

Treinamento de primeiros socorros eleva padrão de segurança em estabelecimentos comerciais de Salvador

Iniciativa promovida pela Hands on Heart visa preparar funcionários para emergências, impactando positivamente a experiência do cliente


Foto: Paloma Miguez/Divulgação

A Hands on Heart, uma empresa educacional na área da saúde com sede nos Estados Unidos e filial no Brasil, está conduzindo uma inovadora iniciativa de treinamento em primeiros socorros para funcionários de alguns dos principais estabelecimentos comerciais de Salvador. Já passaram pela capacitação empresas como a Arena Mali e a 2GB Produções.

Este programa visa equipar os trabalhadores com habilidades cruciais para responder a emergências, melhorando assim a segurança e a confiança dos clientes nos estabelecimentos. "A eficiência no socorro é vital, pois quanto mais rápido for o atendimento à vítima, maior será a chance de sobrevivência," explica Marcelo Aguiar, instrutor da Hands on Heart.

Os cursos oferecidos cobrem uma gama de técnicas essenciais, incluindo a identificação de uma parada cardiorrespiratória, a aplicação de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, e o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). Além disso, o treinamento ensina de forma prática as manobras em casos de engasgo em bebês, crianças e adultos, garantindo que os participantes estejam preparados para agir corretamente em diversas situações de emergência.

O programa também é adaptável às necessidades específicas de cada estabelecimento, permitindo uma personalização do conteúdo. "Estar preparado para agir nestes momentos, além de salvar vidas, é um ato de amor," ressalta Aguiar, sublinhando o impacto social e humano dos treinamentos.

Ele ressalta ainda que a iniciativa da Hands on Heart não apenas transforma o ambiente de trabalho, mas promove uma cultura de prevenção e responsabilidade, essencial para a construção de uma sociedade mais segura e consciente na capital baiana.



DADOS E CASOS RECENTES


Em 2023, o Brasil registrou pelo menos 2 mil mortes por engasgo, conforme dados do Ministério da Saúde. Casos notáveis incluem o do ex-piloto Wilson Fittipaldi, que faleceu após parada cardíaca decorrente de um engasgo durante um almoço de Natal, e o da atriz Heloisa Perissè, que sobreviveu graças à intervenção rápida de uma amiga.

No caso da atriz, durante um jantar, ela engasgou-se com um pedaço de frango e foi salva pela manobra de Heimlich, executada por sua companheira de mesa, que desobstruiu suas vias aéreas permitindo que ela respirasse novamente. "Esses incidentes destacam a importância vital do treinamento em primeiros socorros e técnicas de salvamento em emergências de engasgo", frisa Aguiar ao destacar também a relevância da iniciativa da Hands on Heart dos estabelecimentos comerciais em Salvador.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!