Cidades Retomada

Empresários baianos apostam na tecnologia para retomada de atividades

Parte dos serviços que estavam fechados será reaberta após a taxa de ocupação dos leitos médicos para pacientes com a Covid-19 atingir a meta de 70% por mais de cinco dias.

Por Márcia Santana

06/08/2020 às 13:49:56 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Cardápio digitalizado e disponibilizado através de um 'QRCode' - código de barras digital - exposto nas mesas para diminuir o contato dos clientes com possíveis pontos de contágio e marcação de hora por aplicativo são algumas das medidas adotadas por empresários baianos para a segunda fase de retomada das atividades econômicas na capital baiana, esperada para o começo da próxima segunda (10).

Trinta mil estabelecimentos comerciais devem ser contemplados nessa etapa de reabertura, sendo 22 mil bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e similares. Sócio em dois bares na cidade e uma rede de venda de Açaí, o empresário Aldo Mendonça Benevides, já se prepara receber os clientes.

Nas mesas, distanciadas 2,5 metros umas das outras, os códigos de barras bidimensionais darão acesso a cardápios online, reduzindo os riscos de transmissão do novo coronavírus para funcionários e consumidores.

"Certamente voltaremos seguindo todos protocolos de higiene recomendados pelas entidades estaduais, municipais e a Organização Mundial de Saúde (OMS), como higienização dos videogames que disponibilizamos para a clientela", detalhou Aldo Benevides, um dos sócios do Five Sport Bar, esperançoso que o público retorne à casa.


Empresários do ramo de restaurantes estão otimistas com a reabertura, após cinco meses sem contato com os clientes


Já o proprietário do restaurante Cien Fuegos, no Rio Vermelho, André Garin, explica que, além do cardápio em QRCode, também vai oferecer a opção de o cliente pagar a conta sem qualquer contato com funcionários. O esquema funcionará com o pagamento no momento do pedido. Totens para autoatendimento também serão disponibilizados no restaurante.


Barbearias também se adaptam ao "novo normal"


Mario Guimarães, sócio do Primatas Barber Clube, sediada em Stella Maris, apostou no agendamento via aplicativo para eliminar as fila e reduzir a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento. "O atendimento será de um cliente por vez e com reserva previamente agendada por meio do AppBarber", falou, ao lembrar que os serviços programados pela plataforma geram pontos trocados por novos produtos.

O empresário se orgulhava de oferecer um serviço diferenciado – enquanto aguardava o barbeiro, o cliente podia saborear uma cerveja e socializar – mas, por conta da pandemia, o ambiente destinado à 'resenha' com os amigos foi desativado temporariamente.

Barbearia em Stella Maris abriu mão de espaço de convivência e socialização entre clientes para atender recomendações do município

Para garantir uma sanitização ainda mais potente, Guimarães fará também testagem da Covid-19 no quadro de funcionários antes da reabertura, disponibilizará totens de álcool em gel, equipamentos de proteção individual (EPIs), aferição da temperatura corporal, além de realizar a limpeza constante de equipamentos e toalhas higienizadas com produtos sanitizantes por uma empresa especializada contratada.


Protocolo prevê regras específicas para cada seguimento


O retorno dos serviços deverá atender regras específicas e, segundo ACM Neto, a fiscalização atuará de maneira firme.

Bares e restaurantes

As atividades dos bares e restaurantes funcionarão de segunda a domingo, das 12 às 23h, já as lanchonetes deverão abrir de 7 às 16h. Mesas e cadeiras só poderão ser ocupadas por no máximo de seis pessoas, respeitando as distâncias mínimas de dois e um metro, respectivamente. Restaurantes de praças de alimentação de centro comerciais também poderão funcionar, mas apenas com 50% da capacidade.

Barbearias e salões de beleza

Barbearias e salões abrirão de segunda a sábado, entre 10h e 19h, com 30% da capacidade, hora marcada e intervalo mínimo de 15 minutos por cliente. Clientes e funcionários passarão por aferição de temperatura e serviços que necessitam da remoção do EPI são proibidos.

Academias

Para as academias de ginásticas receberem o público, a Prefeitura Municipal estabeleceu horário livre com distanciamento de 6m², 2 metros para aulas coletivas e Crossfit, e permanência máxima de uma hora. Os aparelhos não poderão ser compartilhados e devem passar por higienização após uso.

Centros

Centros culturais, museus, galerias e bibliotecas poderão abrir de segunda a sábado, das 10h às 16h, e domingo com a capacidade máxima de 30%. Visitas guiadas, guias impressos e obras interativas são proibidas. Filmes poderão ser exibidos em espaço ou com no limite de 15 minutos. A entrada deverá ser comercializada em plataforma online, exigência também valida pare eventos gratuitos, e o acesso deverá ocorrer em sentido único com hora agendada.

Ocupação de leitos

A Prefeitura Municipal de Salvador e o Governo do Estado montaram, em conjunto, um protocolo para a reabertura de serviços não essenciais. Para início da fase dois é necessário um ciclo de 14 dias da primeira (que ocorreu em 24 de julho), e manutenção da ocupação de no máximo 70% por cinco dias ou mais.

A terceira fase beneficiará casas de shows, clubes sociais e esportivos, centros de eventos, mas só deverá acontecer se a taxa de ocupação, que está em 68%, cair para 60% e assim permanecer por, pelo menos, cinco dias.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia