Meio ambiente Chuvas

Chuvas em Salvador devem se intensificar na madrugada deste domingo (17)

O aviso meteorológico é do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Defesa Civil Nacional.

Por G7 Bahia

16/04/2022 às 22:25:12 - Atualizado há
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Em função da frente fria que chegou à capital baiana neste sábado (16), considera-se alta a intensificação das chuvas a partir da madrugada deste domingo (17), com risco para enxurradas, alagamentos e deslizamentos de terra. O aviso meteorológico é do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Defesa Civil Nacional.

Os maiores acumulados de chuvas no período de 24h (atualizado às 17h25) foram registrados no Mirante de Periperi (72,8mm), Ilha dos Frades (70mm), Itacaranha (66,mm), Praia Grande (61,2mm) e Pirajá (56,8mm). De acordo com o Cemadec, até a próxima quinta-feira (21) haverá, em Salvador, a atuação de uma frente fria vinda da região Sudeste com possibilidade de acumulados de chuvas expressivos e rajadas de vento.

O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) estará em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população da capital baiana. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo gradativamente de intensidade.

Orientações – Os moradores de regiões propensas a inundações devem manter-se informados sobre as condições meteorológicas. O lixo deve ser retirado e colocado em áreas não sujeitas a enchentes. Os documentos e objetos de valor devem ser acondicionados em um saco plástico fechado e em local protegido. É necessário limpar o telhado, calhas, condutores e canaletas para evitar entupimentos.

Ao primeiro sinal de chuva forte, colocar os móveis, eletrodomésticos e demais objetos em lugares altos. É necessário também desligar aparelhos elétricos e eletrônicos e a chave geral da casa, além de fechar os registros de entrada de água e de gás.

Os cidadãos podem procurar a Prefeitura-Bairro de sua região para receber orientação. É importante também avisar aos vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamentos. Em emergências, ligar imediatamente para a Codesal, no número gratuito 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site www. codesal. salvador. ba. gov. br/ index.php/ boletins .

Os cidadãos também podem receber os boletins de alerta da Codesal pelo celular. Basta enviar um SMS com o número do CEP de residência para 40199. O serviço é gratuito.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia