Meio ambiente Manchas de óleo

Manchas de óleo voltam a aparecer em praias de Salvador; Limpurb recolheu 1 kg do material

Após a coleta, o resíduo é colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posteriormente, encaminhamento para análise.

Por G7 Bahia

28/08/2022 às 19:36:59 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Fragmentos de óleo foram encontrados em praias de Salvador neste fim de semana. A suspeita é de que as manchas sejam oriundas do material que atingiu a costa brasileira há quase 3 anos e começaram a chegar na Bahia em outubro de 2019.

A Empresa de Limpeza Urbana De Salvador (Limpurb) informou que pequenos fragmentos de óleo foram encontrados na última sexta-feira (26) nos trechos de Jaguaribe, Piatã, Farol de Itapuã e Praia do Flamengo. No sábado (27), um morador de Stella Maris encontrou novas manchas na areia.

A Limpurb detalhou que foi retirado, nas últimas horas, aproximadamente um quilo do material na orla, quantidade considerada pequena pelo órgão. Neste domingo (28), não foram encontrados mais resíduos, porém, a empresa segue monitorando a situação.

Para a retirada do material, as equipes da Limpurb seguem protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Inema). Após a coleta, o resíduo é colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posteriormente, encaminhamento para análise.

O Inema disse que este mesmo episódio tem acontecido nos últimos dias no litoral norte baiano, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e confirmou que se trata do mesmo óleo que surgiu em 2019. Segundo o instituto, o reaparecimento é comum devido às fortes ondas e a maré, que têm revolvido o óleo que ficou nas areias das praias.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia