Polícia Operação Faroeste

Ministro autoriza retorno de Maurício Barbosa ao cargo de delegado da Polícia Federal

Barbosa foi afastado durante a última fase da Operação Faroeste, realizada em dezembro de 2020

Por G7 Bahia

14/10/2021 às 13:21:16 - Atualizado há
Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou o retorno de Maurício Barbosa e Gabriela Macedo aos cargos de delegados da Polícia Federal e Civil.

Os dois foram afastados durante a última fase da Operação Faroeste, realizada em dezembro de 2020. Maurício, na época, era secretário de Segurança Pública da Bahia, e Gabriela era chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Foto: Gabriela Macedo

Os dois delegados fizeram um requerimento ao ministro, alegando que há prejuízo com o afastamento e pedindo a revogação das medidas cautelares. Afirmaram que "verdadeiramente não existiam fundadas razões para a determinação de busca e apreensão domiciliar", baseados em "argumentos genéricos e insubsistentes" do Ministério Público Federal (MPF). Gabriela sustenta ainda que o afastamento perdeu objeto, pois já foi exonerada do cargo de chefe de gabinete, por seu próprio pedido. O MPF opinou pelo indeferimento do pedido dos investigados.

Na decisão, Og Fernandes destacou que não houve perda de objeto do afastamento diante da exoneração do cargo, pois, com a revogação da medida, Gabriela Macedo pode ser novamente nomeada para cargo em comissão semelhante, "o que frustraria a cautelaridade pretendida pela ordem judicial".

Por isso, determinou que Gabriela Macedo deve continuar afastada do cargo de chefe de Gabinete da SSP-BA. Entretanto, pontua que, como as irregularidades estão atreladas exclusivamente ao vínculo com a SSP, entende que é possível autorizar o retorno ao cargo de delegada da Polícia Civil, sendo uma "medida menos drástica que preserva os interesses da investigação empreendida na Operação Faroeste".

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia