Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Antecipação

TSE decide abrir códigos das urnas eletrônicas ao público no próximo dia 4

A decisão foi tomada em um processo da relatoria do ministro LuĂ­s Roberto Barroso, em sessão de julgamento do tribunal, e não teve contestações.


Foto: Reprodução

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu hoje antecipar a abertura dos códigos-fonte das urnas eletrônicas ao pĂșblico para as eleições 2022. Inicialmente prevista para ser aberta em abril do ano que vem, a seis meses do pleito, a liberação dos códigos para conferĂȘncia da sociedade civil ocorrerĂĄ no próximo dia 4, a um ano das eleições.

A decisão foi tomada em um processo da relatoria do ministro LuĂ­s Roberto Barroso, em sessão de julgamento do tribunal, e não teve contestações. Segundo o TSE, o objetivo da medida é dar mais tempo às entidades interessadas para inspecionar o sistema, que foi alvo frequente de ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nos Ășltimos meses.

Bolsonaro é alvo de dois inquéritos no STF(Supremo Tribunal Federal) por ataques ao sistema eleitoral. Um deles é o inquérito das fake news, no qual Bolsonaro foi incluĂ­do em agosto por ter lançado suspeitas falsas sobre as urnas, em live transmitida no final de julho.

A outra investigação foi aberta após Bolsonaro ter vazado um inquérito sigilososobre uma invasão hacker ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ambos os casos estão sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

VĂĄrias instituições pĂșblicas, que vão desde a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) até as Forças Armadas, podem fiscalizar o sistema, assim como entidades privadas, sem fins lucrativos, que atuem na ĂĄrea de transparĂȘncia da gestão pĂșblica, além de departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas junto ao TSE.

Uol

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!