Tecnologia Atenção

Privacidade ameaçada? Whatsapp tem recurso para autoridades "bisbilhotarem" registros e coletarem provas

Existência do serviço coloca privacidade do aplicativo em dúvida

Por G7 Bahia

17/09/2021 às 14:12:28 - Atualizado há
Foto: retirada da internet

A existência de um recurso do Whatsapp capaz de fornecer informações de registros de contas a autoridades levou usuários a desconfiarem da segurança e da privacidade do aplicativo nesta sexta-feira (17). O recurso foi desenvolvido para que autoridades possam "coletar evidências relacionadas a uma investigação oficial".

Ao clicar no link https://www.whatsapp.com/records/login/?locale=pt_BR, o usuário é encaminhado a um ambiente onde é possível "Solicitar acesso seguro ao Sistema de Solicitação Online para Autoridades"

A mensagem exposta no ambiente alerta que o aplicativo só revela dados em conformidade com a legislação aplicável. "Nós revelamos registros de conta somente em conformidade com nossos termos de serviço e lei aplicável", diz

"Se você é um agente de aplicação da lei autorizado a coletar evidências relacionadas a uma investigação oficial, você pode solicitar registros do WhatsApp por meio deste sistema", diz uma mensagem na página inicial do serviço.

Em um passado recente, o Whatsapp chegou a ser bloqueado por se recusar a entregar à Justiça cópias de conversas em que criminosos utilizaram o aplicativo para planejar um crime. Na época, o Whatsapp alegou que não tinha cópia destes registros.

Aparentemente, algo mudou. Parece que agora o Whatsapp tem cópias de registro e pode entregá-los às autoridades.

Fonte: Portal Novo Norte
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia