Geral Coluna

Qual o seu conceito de felicidade?

Isabela Magno: Colunista do G7 Bahia aborda o tema e a importância da gratidão no processo da busca pela felicidade

Por G7 Bahia

24/07/2020 às 11:19:58 - Atualizado há
Divulgação

Buscar a felicidade é algo bem subjetivo. A vivência e a realidade de vida de cada um podem trazer uma concepção diferente do que realmente é felicidade. Para uns, ela pode estar numa xícara de café quente pela manhã, para outros, ser encontrada no sorriso de uma criança, de um amigo, de um filho, e por aí vai.

Para muita gente, a felicidade é um "evento" com data específica para acontecer. Já se tem até roupa guardada esperando esse dia chegar para ser usada. O dia no qual poderá comemorar a tão sonhada felicidade, muitas vezes, fica lá marcado no calendário, e enquanto isso, segue-se com a rotina do dia-a-dia onde até os sentimentos estão sendo economizados.

Existe, também, quem associe a felicidade à condição financeira elevada. Que aquele que possui dinheiro tem a vida aparentemente feliz. Mas, se fosse verdade, possivelmente não existiriam pessoas depressivas nesse meio.

Alguns pensam: "Minha felicidade será quando entrar na faculdade!" Daí reflete: "Não, pode acontecer alguma coisa nesse meio tempo, melhor deixar para comemorar e me sentir feliz por completo depois da formatura". E, lá vem mais reflexões: "Mas para que tanta comemoração com a formatura se ainda não tenho um emprego fixo? Afinal, acabei de deixar de ser estudante para virar desempregado... melhor deixar para comemorar e ser totalmente feliz quando arranjar um emprego. Mas e se não passar num concurso? Então não terei tanta segurança assim..."

Assim a vida segue e o ser humano vai adiando cada vez mais o se permitir ser uma pessoa feliz e realizada com o que possui.

De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, felicidade significa qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. (grifo meu)

Porém, nem todo mundo está satisfeito consigo e com a realidade que o cerca. Por isso muitas vezes é tão difícil acessar o sentimento de felicidade e permitir que ele se expresse dentro da gente. Se eu não sou feliz comigo, fica difícil expressar felicidade para com a realidade externa.

A gratidão é um sentimento que anda de mãos dadas com a felicidade. Ser grato por acordar e estar vivo, ajuda a ancorar a sensação de plenitude. Se permitir ser feliz por poder sentir o calor dos raios do sol ao tocarem seu corpo e ao respirar o ar que nos rodeia é um grande passo.

A mente positiva aumenta as boas vibrações ao nosso redor e deixa nossa vida mais leve. Assim funciona para chegarmos ao estado de felicidade. Quanto mais pensamos sobre ela, vibraremos mais felicidade ao nosso redor e nossa vida será mais feliz.

Quanto mais somos gratos e conscientes das conquistas mínimas do nosso dia a dia, mais coisas boas chegarão para serem comemoradas, porque nosso cérebro se abre para ir em busca de mais daquilo que oferecemos a ele. A roda da felicidade só irá girar se a gente se permitir colocá-la em funcionamento.

Que assim seja.




Isabela Magno é mãe, psicóloga, especialista em psicologia jurídica e avaliação psicológica, alpinista e thetahealer.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia