Geral Paris

Confusão em torre de controle quase causa acidente aéreo entre dois aviões

Aeronave iria pousar na mesma pista prevista para a decolagem de outro voo, descreve relatório investigativo de aeroporto em Paris

Por G7 Bahia

21/07/2021 às 14:05:54 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Uma confusão feita por uma controladora de tráfego aéreo no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, quase fez com que dois aviões se chocassem a menos de 300 pés um do outro em julho passado, de acordo com um relatório divulgado na terça-feira (20).

O incidente, que ocorreu em 20 de julho de 2020, envolveu um Boeing 787 da United Airlines vindo de Newark, Nova Jersey, e um EasyJet Airbus A320 se preparando para decolar em rota para Málaga, na Espanha, de acordo com o relatório da autoridade francesa de investigação de segurança aérea para a aviação civil (BEA).

Na época, os aviões estavam decolando da pista 09R e aterrissando na 09L, de acordo com o relatório, mas o controlador disse ao avião da United Airlines para aterrissar na 09R.

A tripulação procurou confirmar a mudança da pista usando as palavras "entendido" e "alterar para a pista direita da 9", de acordo com o relatório. Entretanto, a controladora não verificou o retorno da tripulação e prosseguiu dizendo ao avião EasyJet para se preparar para a decolagem da pista 09R.

Neste ponto, o avião da United Airlines ainda estava alinhado para aterrissar na 09L, então a tripulação iniciou a manobra, mas quando eles verificaram novamente, o avião estava chegando prestes a aterrisar na sua pista.

A tripulação do EasyJet então perguntou ao controlador por que o avião da United Airlines estava descendo na 09R, e alertou sobre uma possível colisão. Neste ponto, o avião estava voando a uma altitude de 300 pés, a 1.300 metros do final da pista.

Tanto a tripulação do EasyJet quanto o controlador disseram à tripulação da United Airlines para subir mais uma vez, e os pilotos abortaram seu pouso.

No momento em que os aviões se cruzaram, estavam separados por apenas 300 pés.

Apuração

A controladora não tinha uma linha de visão direta para as pistas 09 porque o equipamento que estava voltado para eles parecia estar quebrado, e ela estava trabalhando em uma tela diferente, de acordo com o relatório.

No momento do incidente, a tela voltada para as pistas 09 havia sido fixada, e a controladora se preparava para mudá-la, o que a deixou "preocupada", de acordo com o relatório.

A BEA nomeou vários fatores que contribuíram para o incidente, incluindo o fato de que a controladora sem prática na função devido à redução do tráfego aéreo durante a pandemia de Covid-19.

Os investigadores também disseram que a tripulação da United Airlines deveria ter usado o termo "confirmar" ao invés do termo "entender", que não é o padrão.

A CNN pediu um posicionamento do aeroporto Charles de Gaulle de Paris.

Fonte: CNN
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia