Saúde Alerta

Vacinas da Pfizer deixam de ser aplicadas em Feira de Santana por falta de seringas, diz secretário

De acordo com o secretário de saúde do município, Marcelo Britto, está difícil comprar o item, inclusive no mercado externo.

Por G7 Bahia

12/06/2021 às 11:32:30 - Atualizado há
Foto: reprodução / TV Subaé

A falta de seringas específicas para aplicação dos imunizantes produzidos pela Pfizer/Biontech, contra a Covid-19, pode colocar em risco o cronograma de vacinação em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com o secretário de saúde do município, Marcelo Britto, está difícil comprar o item, inclusive no mercado externo.

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana recebeu um lote com mais de 7 mil doses da Pfizer na quarta-feira (10). Entretanto, ao contrário do que aconteceu anteriormente, dessa vez elas não estavam acompanhadas das seringas e diluidores necessários para aplicação, segundo a prefeitura municipal.

Sem isso, não é possível aplicar as doses que foram entregues e estão armazenadas, desde então. O material é encaminhado pelo Ministério da Saúde para as secretarias estaduais, responsável pelo repasse aos municípios.

Marcelo Britto explica que a seringa para aplicação do imunizante é de 1 ml. "É um material de alta precisão. Não pode ser aplicado nem 0,5 ml a mais e nem 0,5 ml a menos", detalha. Ele acrescenta, ainda, que as seringas e agulhas da Pfizer são menores, diferentes das utilizadas para aplicação da Coronavac e Oxford.

"Já buscamos no mercado nacional e estamos buscando inclusive no mercado internacional. Mas não podemos esquecer que o mundo todo está também à procura dessas seringas."


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia