Geral Imunizante

Butantan anuncia que vai iniciar produção da Butanvac

Primeiro lote de produção será de 1 milhão de doses

Por G7 Bahia

28/04/2021 às 14:52:59 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Governo do estado de São Paulo

O Instituto Butantan anunciou que vai iniciar nesta quarta-feira (28) a produção da Butanvac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto. De acordo com o governo de São Paulo, o primeiro lote de produção será de 1 milhão de doses e não vai depender de matéria-prima importada de fora do país, como vem acontecendo com a CoronaVac, que os insumos vem da China.

"A novidade de hoje é uma notícia significativa para a ciência brasileira e, por que não, mundial: São Paulo começa hoje a produzir a vacina Butanvac. O Butantan, nesta primeira etapa, vai produzir 18 milhões da dose da vacina pronta para o uso já na primeira quinzena de junho, quando o processo de aprovação da Anvisa for concluído. Evidentemente vamos aguardar a aprovação da Anvisa, mas poderemos aplicar imediatamente a vacina Butanvac em todo o Brasil", disse o governador João Doria (PSDB) em coletiva de imprensa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis) já recebeu do Instituto Butantan o pedido de autorização dos estudo clínico, no último dia 23 de abril. De acordo com a agência, tanto o pedido quanto o protocolo do estudo clínico estavam incompletos e, por isso, não atendiam aos requisitos técnicos para a liberação de testes da vacina em seres humanos.

O pedido de autorização das fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, cerca de 9 mil pessoas irão participar, e a etapa vai estipular a eficácia. O objetivo do Butantan é encerrar os testes e ter 40 milhões de doses da vacina prontas antes do final de 2021.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia