Política Apuração

Augusto Aras apura uso da Lei de Segurança Nacional por André Mendonça contra críticos do governo Bolsonaro

PGR abre apuração preliminar para analisar a conduta do advogado-geral da União

Por G7 Bahia

16/04/2021 às 21:12:56 - Atualizado há
Foto: Adriano Machado/Reuters

A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF). O tribunal foi acionado pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu que fosse aberta uma investigação contra André Mendonça por suposto crime de responsabilidade e suposto abuso de autoridade.

A atuação de Mendonça questionada se refere a atos tomadas enquanto ainda ocupava o Ministério da Justiça. O ministro determinou à Polícia Federal que instaurasse vários inquéritos, com lastro na Lei de Segurança Nacional, para investigar críticos do governo e do presidente.

André Mendonça (AGU) | Foto: Anderson Riedel/PR

André Mendonça, chefe da AGU ainda não é formalmente investigado. A PGR abre apuração preliminar para avaliar se os elementos apresentados justificam a abertura de um inquérito formal.

Dados da Polícia Federal divulgados por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, apenas em 2021, foram instaurados oito inquéritos com base na Lei de Segurança Nacional. Ainda segundo a PF, no governo Bolsonaro, já foram instaurados 85 inquéritos para investigar temas relativos à lei. É mais do que o saldo dos 11 anos anteriores (2008-2018), quando foram instalados 81 inquéritos.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia