Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Apuração

Augusto Aras apura uso da Lei de Segurança Nacional por André Mendonça contra críticos do governo Bolsonaro

PGR abre apuração preliminar para analisar a conduta do advogado-geral da União


Foto: Adriano Machado/Reuters

A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF). O tribunal foi acionado pela deputada federal Natália Bonavides (PT-RN), que pediu que fosse aberta uma investigação contra André Mendonça por suposto crime de responsabilidade e suposto abuso de autoridade.

A atuação de Mendonça questionada se refere a atos tomadas enquanto ainda ocupava o Ministério da Justiça. O ministro determinou à Polícia Federal que instaurasse vários inquéritos, com lastro na Lei de Segurança Nacional, para investigar críticos do governo e do presidente.

André Mendonça (AGU) | Foto: Anderson Riedel/PR

André Mendonça, chefe da AGU ainda não é formalmente investigado. A PGR abre apuração preliminar para avaliar se os elementos apresentados justificam a abertura de um inquérito formal.

Dados da Polícia Federal divulgados por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que, apenas em 2021, foram instaurados oito inquéritos com base na Lei de Segurança Nacional. Ainda segundo a PF, no governo Bolsonaro, já foram instaurados 85 inquéritos para investigar temas relativos à lei. É mais do que o saldo dos 11 anos anteriores (2008-2018), quando foram instalados 81 inquéritos.

PGR Augusto Aras Andre Mendonça Apuração preliminar

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!