Saúde Pandemia

Sete mil soteropolitanos não compareceram aos postos de vacinação para receber a segunda dose do coronavírus

A infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta sobre as consequências.

Por G7 Bahia

15/04/2021 às 22:09:01 - Atualizado há
Foto: Bruno Concha/Secom

Quase sete mil soteropolitanos não compareceram aos postos de vacinação para receberem a segunda aplicação da dose contra o coronavírus. A infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Adielma Nizarala alertou sobre as consequências do atraso.

"Não é risco, é certeza. Quem não tomar a segunda dose não terá desenvolvimento da imunidade e estará exposto a fazer quadros graves da doença. O indivíduo só será imunizado completamente após a conclusão do esquema vacinal, e transcorrido a partir daí por, pelo menos, 14 dias", afirmou.

Além disso, também destacou que a finalização do esquema vacinal em massa poderá impedir a disseminação do vírus. "Do ponto de vista coletivo, se cada pessoa, individualmente, começar a não ter essa preocupação de completar o esquema vacinal, ela não vai ser imunizada e automaticamente a imunidade coletiva também ficará comprometida", alertou.

Data de retorno – Para evitar que a imunização fique incompleta, a SMS tem encaminhado mensagens de texto para o celular das pessoas que não compareceram para receber o imunizante.

No caso da CoronaVac, é necessário um intervalo de 28 dias entre as duas aplicações. Para a vacina da Oxford-AstraZeneca, o espaço de tempo recomendado é de até 12 semanas.

Porém, a infectologista afirmou que quem passou do prazo pode fazer o uso da segunda dose, sem necessidade de recomeçar o processo vacinal. "Essas pessoas podem procurar qualquer unidade que esteja fazendo a vacinação de segunda dose e concluir a imunização. Não é preciso tomar a primeira dose novamente", concluiu.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia