Cidades ÁREA DE RISCO

Paredão sem contenção assusta moradores do Pero Vaz

Segundo os moradores, a Prefeitura Municipal foi acionada para solucionar o problema e realizar obra

Por Márcia Santana

09/04/2021 às 10:57:56 - Atualizado há
Foto: Leitor G7Bahia

Uma encosta sem proteção ou contenção tem tirado o sono dos moradores da Rua da Mangueira, no bairro do Pero Vaz, que convivem com a possibilidade de um desabamento. A área de risco é cercada por imóveis habitados por cerca de cem famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os moradores revelaram que um técnico da Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local há pouco mais de um ano, avaliou o paredão, mas nada aconteceu. Em relatório emitido pelo órgão e entregue à população, o especialista conclui que existe risco da área deslizar e atingir os barracos próximos , "há ameça dos imóveis serem atingidos pelo deslizamento, recomenda-se a desocupação durante as chuvas", diz o documento datado de setembro de 2019.

A residência da costureira Jailma Ferreira de Santana, 56 anos, e seus dois filhos moram em uma casa abaixo do paredão. Ela afirmou que os órgãos responsáveis da Prefeitura estão cientes do problema, mas não fizeram nada para solucioná-lo. "Eles dizem que temos que deixar a casa toda vez que chove, mas para onde vou levar minha família?", questionou.

A mulher conta que ela e os vizinhos vivem momentos de terror toda vez que chove. "Eles veem, colocam uma lona e vão embora. Lavam as mãos para nossa segurança, para o risco a nossas vidas", lamentou a moradora. A lona que recobre a encosta está rasgada e, de acordo com a moradora, a Codesal afirmou que só fará a substituição após a conclusão do prazo mínimo de três meses.

A dona de casa Adelice Oliveira da Silva, 57 anos, que mora há 30 anos no local, se mostrou frustrada com o que, de acordo com ela, é um descaso com a parte mais necessitada da população. "Me sinto incapaz de ver que tudo está do mesmo jeito. Nos anos eleitorais candidatos vem a comunidade prometendo fazer obras para dar segurança para nossas moradias e renovam nossas esperanças, achamos que a obra será feita. A cada chuva vem a angústia, o medo, o desespero. Estão arriscando a vida de inúmeras famílias que moram perto da encosta, contou transtornada.

A mulher também afirmou que teme pela própria vida. "Será que perderemos vidas para que as providências sejam tomadas? Continuamos na esperança de que sejam feitas as obras não só na nossa comunidade, mas em todas aquelas que realmente necessitam de um olhar especial", pediu.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop) informam que a encosta em questão passou por vistoria e elaboração de orçamento. O processo está no setor de projetos para captação dos recursos necessários para execução da obra. Sobre a lona, a Codesal vai realizar nova avaliação no local nesta sexta-feira (9).

Até o fechamento desta edição, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) não realizou a substituição da lona no local.

O G7 Bahia continuará acompanhado o posicionamento dos órgãos da Prefeitura Municipal de Salvador até a realização da obra de contenção da encosta referida.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia