Geral Covid-19

Fiocruz prevê produção de vacinas com insumos nacionais a partir de setembro

Atualmente, para produzir o imunizante é necessário do IFA que vem da China

Por G7 Bahia

08/04/2021 às 14:43:03 - Atualizado há
 Foto: Peter Illiciev/Fiocruz

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, afirmou nesta quinta-feira (8) que a instituição planeja passar a produzir o chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para produção da vacina contra a Covid-19. Segundo a gestora, o Brasil poderá ter um imunizante de produção nacional em setembro.

Atualmente, a Fiocruz necessita do IFA que vem da China para poder produzir a vacina AstraZeneca/Oxford. Em fevereiro, o atraso no envio do insumo paralisou a produção do imunizante no Brasil e a instituição chegou a dizer que a demora atrasaria o cronograma de vacinação.

Durante um debate promovido pela Comissão Temporária da Covid-19 do Senado, a presidente da Fiocruz disse que a instituição pretende produzir um IFA no Brasil.

Para a produção do IFA nacional é necessário que a Fiocruz assine um contrato de transferência de tecnologia para a produção da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca. A transferência significa ter todo o conhecimento necessário para fabricar a vacina 100% no Brasil.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia