Sa√ļde PANDEMIA

Medicamento do 'Kit-Covid' é receitado em Salvador, contrariando posicionamento da Associação Médica Brasileira

De acordo com estudos, rem√©dios podem causar rea√ß√Ķes adversas e em alguns casos, √≥bito

Por Rachel Mercês

01/04/2021 às 10:29:52 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução

O 'Kit- Covid' é comprovadamente ineficaz contra a Covid-19. É o que apontam diversos estudos sobre o tema. No entanto, medicamentos s√£o receitados em Salvador, contrariando o posicionamento da Associa√ß√£o Médica Brasileira (AMB). De acordo com relatos dos especialistas, remédios podem causar rea√ß√Ķes adversas e em alguns casos, óbito.

Uma advogada de 25 anos que preferiu n√£o se identificar, contraiu o v√≠rus em janeiro deste ano. Ela apresentou quadros de pneumonia, dor no peito, nas costas e falta de ar. No dia 25, recebeu o resultado que atestava positivo para a Covid-19. Na manh√£ seguinte, foi ao Hospital C√°rdio Pulmonar em busca de tratamento. Recebeu a guia que indicava o uso de Meticorten e Zitromax (Azitromicina) por 5 dias. Ela foi informada de que os remédios ajudariam nos sintomas. Mas as dores e os desconfortos persistiram.

Receita da paciente

"Como tive pneumonia, eu sentia muita dor nas costas por conta dos pulm√Ķes. Me disseram que a azitromicina ajudaria. Mas eu n√£o vi melhoras. E que o meticorten ajudaria com a tosse seca. Mas n√£o achei que adiantou de nada. Mesmo porque depois dos cinco dias tomando remédio, eu continuei sentindo as coisas que me incomodavam. Só passou com tempo, muita √°gua e repouso."

Hidroxicloroquina, Ivermectina e Azitromicina ganharam notoriedade no in√≠cio da pandemia, quando pouco se sabia sobre a efic√°cia e os poss√≠veis efeitos colaterais no organismo dos pacientes. O presidente Jair Bolsonaro incentivou por diversas vezes a utiliza√ß√£o dos remédios, os chamando de 'tratamento precoce'. Além disso, afirmou que se tratou com os medicamentos quanto se infectou com o v√≠rus. A procura foi tamanha, que chegou a sumir das prateleiras. N√ļmeros do Conselho Federal de Farm√°cia (CFF) mostram que o total de unidades vendidas de Ivermectina, por exemplo, subiu 557% em 2020 em compara√ß√£o com 2019. O remédio é indicado para o tratamento de sarna e piolho. Seu uso contra o coronav√≠rus foi desaconselhado pela Ag√™ncia Europeia de Medicamentos (EMA) e pelo próprio fabricante.

Desde ent√£o, diversas pesquisas, de autores de v√°rias nacionalidades, atestaram que os medicamentos cloroquina e a hidroxicloroquina n√£o apresentam qualquer ind√≠cio de melhora nos infectados. Seja em casos leves, moderados ou graves. Além disso, cientistas afirmam que o uso do remédio deve ser abandonado para tratar a Covid, por causar, entre outros problemas, hepatite e complica√ß√Ķes no sistema cardiovascular. O primeiro estudo nacional sobre o tema confirma a ocorr√™ncia de ao menos 631 rea√ß√Ķes adversas a medicamentos em 402 indiv√≠duos com a infec√ß√£o; 60% dos sintomas est√£o associados a cloroquina.

A azitromicina é um tipo de antibiótico que também j√° demonstrou n√£o ter benef√≠cios em estudos. Ela foi associada a 10% das ocorr√™ncias em pacientes. Sobre a subst√Ęncia, o médico Victor Roseira, de 29 anos, que atua na linha de frente contra o coronav√≠rus em Salvador, afirma:

"A Azitromicina n√£o é para tratar o Covid. Só se usa enquanto o paciente é suspeito. O medicamento é para tratar outras doen√ßas que se apresentam de forma semelhante ao Covid. A partir do momento em que sai o resultado do exame comprovando o resultado positivo, a medica√ß√£o deve ser suspensa. No entanto, se houver suspeita de infec√ß√Ķes oportunistas, o tratamento pode ser finalizado com a azitromicina."

Em nota, a Secretaria de Sa√ļde da Bahia (SESAB) afirmou que "N√£o h√° pesquisas que comprovem qualquer efic√°cia dos medicamentos citados no chamado 'kit-covid'. A própria fabricante da Ivermectina, a Merck, emitiu este ano um comunicado dizendo que n√£o havia seguran√ßa e efic√°cia."

No entanto, os medicamentos que fazem parte do 'tratamento precoce' estão descritos no website da pasta como parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Questionada sobre o caso, a secretaria não respondeu.

Sulfato de hidroxicloroquina na RENAME

Ivermectina na RENAME
Azitromicina na RENAME

O Centro de Opera√ß√Ķes de Emerg√™ncia em Sa√ļde da Bahia (Coes) emitiu nota técnica nesta semana, recomendando a suspens√£o do uso dos medicamentos cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina para pacientes com quadro confirmado de Covid-19.

Comunicar erro
G7 Bahia

© 2021 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia