Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

SUPERPODERES

Líder do PSL na Câmara tenta emplacar projeto de lei que dá poderes absolutos ao presidente

Medida, que diz respeito à condução da pandemia, aconteceu no mesmo dia em que trĂȘs comandantes das forças armadas saĂ­ram de seus cargos por conta de divergĂȘncias polĂ­ticas


Foto: Sérgio Lima / Poder 360

O lĂ­der do PSL na Câmara dos Deputados, Vitor Hugo, tentou emplacar na terça-feira (30), um projeto de lei que, se aprovado, daria ao presidente Jair Bolsonaro poder absoluto para a tomada de decisões durante a pandemia. Governadores e prefeitos ficariam excluĂ­dos do gerenciamento das ações.

A medida, que aconteceu no mesmo dia em que trĂȘs comandantes das forças armadas saĂ­ram de seus cargos por conta de divergĂȘncias polĂ­ticas, entraria na pauta da "mobilização nacional", mecanismo previsto na Constituição especificamente para casos de agressão estrangeira.

De acordo com a lei, o presidente poderia adotar ações como a intervenção nos fatores de produção pĂșblicos e privados e a requisição e a ocupação de bens e serviços. Dessa forma, Bolsonaro assumiria o comando de servidores civis e militares.

Para opositores do governo, a tentativa de implementar o projeto trata-se de um golpe militar. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) manifestou seu posicionamento nas redes sociais:


"Enquanto Bolsonaro faz queda de braço com os comandantes das Forças Armadas, no Congresso o lĂ­der do PSL quer votar com urgĂȘncia um PL para o presidente decretar "Estado de Mobilização Nacional" mesmo que não estejamos em guerra. Estamos mobilizados para impedir este absurdo", disse.

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!