Economia Benefício

Prova de vida do INSS irá voltar: saiba como fazer

Devido a pandemia, haverá possibilidade de fazer a avaliação online ou no próprio aplicativo.

Por G7 Bahia

01/03/2021 às 22:56:41 - Atualizado há
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas cadastrados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão realizar a prova de vida virtualmente, para continuar recebendo os benefícios. O projeto, que iniciou-se em agosto de 2020, foi expandido para mais de 5,3 milhões de pessoas, porém, devido a pandemia, foi suspenso. Agora, o procedimento retornou. Saiba como fazer.

A prova de vida do INSS é um processo obrigatório, na qual aposentados e pensionistas permanecem adquirindo o recebimento de seus salários. Apesar de ser uma facilidade levando em conta as restrições de circulação impostas pela Covid-19, muitos usuários ainda não sabem como realizar o procedimento que foi alterado por este motivo.

Como realizar a prova de vida do INSS por biometria no aplicativo

1. Realize o cadastro no site gov.br

O site do Governo Federal conta com um cadastro único que unifica os serviços de todos os órgãos federais. Para iniciar a prova de vida do INSS pelo aplicativo, é necessário criar um cadastro no site.

Para isto, é necessário entrar no site do Governo Federal, e selecionar o botão "Crie sua conta gov.br". Em seguida escolha a opção "número do CPF" e siga as instruções nos quatro passos listados para criar e confirmar o cadastro.

2. Baixe o aplicativo Meu gov.br

Para realizar a prova de vida do INSS por biometria é necessário o aplicativo Meu gov.br. Ele pode ser baixado para Android ou para iPhone.

3. Utilize o aplicativo para realizar a prova de vida por biometria

Abra o aplicativo, insira os dados do cadastro realizado e selecione a opção "Autorizações". Aparecerá uma como "pendente" e clique no botão "Autorizar". Em seguida, escolha "Realizar validação". Caso apareça uma solicitação para uso da câmera, escolha "permitir".

Em seguida, o aplicativo pedirá algum dado de confirmação, como o número ou data de emissão de um documento como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou CPF. Após isso, aparecerão as instruções na tela para realizar a biometria.

Será necessário manter o rosto dentro do círculo exibido na tela, e realizar alguns movimentos que serão listados no aplicativo. Ao fim do processo, uma mensagem de sucesso é exibida. Caso haja algum problema, o aplicativo solicitará para realizar a biometria novamente.

4. Acompanhe o andamento da prova de vida pelo aplicativo Meu INSS

Após realizar o procedimento, caso o beneficiário queira acompanhar o andamento da solicitação, deve baixar o aplicativo Meu INSS. Ele está disponível para Android e para iPhone.

Após instalar o aplicativo, o usuário deve entrar com os mesmos dados do cadastro realizado no primeiro passo. Em seguida, basta clicar em "Prova de vida" e verificar o andamento do pedido.


*Com informações do O Povo Online.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia