Geral Falecimento

Ex-ministro de Sarney e ex-governador da Bahia, Roberto Santos morre aos 94 anos

O sepultamento está previsto para às 11h30, no cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro de Brotas, em Salvador

Por G7 Bahia

10/02/2021 às 09:42:01 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O ex-deputado, governador e reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberto Santos morreu ontem (09), aos 94 anos. Ele estava internado em um hospital particular de Salvador há 15 dias, em decorrência de problemas renais.

Roberto Figueira Santos era médico e professor. Foi secretário estadual de Saúde da Bahia em 1967; reitor da UFBA entre 1967 e 1971; governador da Bahia entre 1975 e 1979, pela Arena; presidente do CNPq (1985-1986) e ministro da Saúde entre 1986 e 1987, no governo Sarney.

Foi Deputado Federal de 1995 a 1999 pelo PSDB. Durante seu mandato na Câmara dos Deputados, Santos foi presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (1998-1999) e titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Ele também era membro da Academia Baiana de Letras e da Academia Nacional de Medicina.

"Informo aos membros da comunidade UFBA que Dr. Roberto Santos, nosso ex-reitor e nosso grande amigo, acaba de falecer. A UFBA, mais uma vez, está de luto. Expresso aqui nossos sentimentos mais profundos", declarou o reitor da Ufba, João Carlos Salles, nas redes sociais.

O governo da Bahia e a Ufba decretaram luto de três dias. O sepultamento está previsto para às 11h30, no cemitério Jardim da Saudade, localizado no bairro de Brotas, em Salvador.

"Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento do ex-governador Roberto Santos. Médico, professor e ex-reitor da UFBA, Roberto Santos deu grande contribuição ao desenvolvimento do estado e deixa um legado de muito trabalho, respeito aos baianos e valorização da ciência. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos por esta grande perda", disse o governador Rui Costa.

O prefeito Bruno Reis disse também que o ex-governador Roberto Santos teve importância fundamental na história da Bahia, com comprometimento no desenvolvimento principalmente da Educação e Saúde.

A direção do Hospital Roberto Santos, maior hospital público do estado da Bahia, também prestou homenagem; Confira:



Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia