Geral Covid-19

Empresas negociam aval para compra de 33 milhões de doses da vacina de Oxford

Petrobras, Ambev, Vivo, Vale e Itaú estão na lista de 12 companhias que conversam com o Ministério da Saúde.

Por G7 Bahia

25/01/2021 às 12:49:52 - Atualizado há
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Empresas privadas brasileiras negociam com o Ministério da Saúde (MS) uma autorização para importar 33 milhões de doses da vacina de Oxford e AstraZeneca. As informações foram obtidas pela Folha de S. Paulo.

De acordo com o andamento das negociações, o MS deve editar um ato liberando a compra mediante algumas condições. Dentre elas, deve estar o acordo de que metade das doses seja doada ao Sistema Único de Saúde ( SUS ). O restante seria utilizado pelas empresas para distribuir entre funcionários e familiares.

Pelos menos 12 empresas participam do acordo: Vale, Gerdau, JBS, Oi, Vivo, Ambev, Petrobras, Santander, Itaú, Claro, Whirlpool e ADN Liga. A ideia, porém, é que mais companhias entrem na compra coletiva.

O objetivo das empresas é que parte de seus funcionários sejam imunizados , garantindo que as atividades prossigam em funcionamento. As 33 milhões de doses negociadas podem chegar ao Brasil ainda em fevereiro. De acordo com os empresários ouvidos pela Folha, a farmacêutica Dasa , que detém laboratórios e hospitais, é quem conduz a negociação de compra.

No início do mês, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello , disse que a prioridade para a compra de vacinas seria do SUS , e que empresas só poderiam comprar os imunizantes "uma vez supridas" as demandas do sistema - o que ainda está longe de acontecer. De acordo com os empresários, porém, o governo teria sinalizado a liberação da compra .



Fonte: IG
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia