Saúde Ação

Famosos se mobilizam para arrecadar dinheiro para a compra de cilindros de oxigênio para Manaus

Amazonas vive um colapso na área da saúde; o youtuber Whindersson Nunes reuniu dezenas de personalidades na noite de quinta-feira em uma corrente de solidariedade.

Por G7 Bahia

16/01/2021 às 08:15:34 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Internet

O Amazonas vive um colapso na área da saúde por conta da escassez de oxigênio para pacientes em estado grave. Uma das cidades brasileiras mais afetadas pelo coronavírus em janeiro, a capital Manaus enfrenta, junto com a sobrecarga do sistema de saúde, o aumento no número de mortes devido à doença. Desde o dia 3, mais de 838 pessoas foram sepultadas. Destas, 160 somente na última terça-feira (12), de acordo com informações do prefeito da cidade, David Almeida.

A repercussão da situação na região mobilizou dezenas de famosos do país a realizar doações. O youtuber Whindersson Nunes foi quem começou uma das maiores correntes de solidariedade na internet na noite de quinta-feira (14).

"Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio para distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus! Alô, meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nos recebe com carinho, né? Vamos retribuir?", escreveu ele em seu perfil do Twitter.

Em seguida, contou que o humorista Tirullipa, a apresentadora Tatá Werneck, a cantora Simone e o músico Tierry também se uniram à ação.

"Estou no Whats com a galera. Vai dar certo", compartilhou ele.

Nas respostas da publicação, a apresentadora Paola Carosella, o escritor Paulo Coelho, o jogador Diego Ribas, a médica e ex-BBB Thelma Assis, a dupla sertaneja Jorge e Mateus, o influenciador Hugo Gloss e a youtuber Maíra Medeiros também se ofereceram.

Na sequência, a sertaneja Marília Mendonça garantiu a doação de mais 20 cilindros, assim como o cantor Wesley Safadão e a esposa, Thyane, e o jogador de futebol Richarlison Andrade. Foi quando o youtuber Felipe Neto informou que a compra de cilindros não estava sendo possível.

"Galera, apuramos e não há NENHUM cilindro de oxigênio para ser comprado no Amazonas, não importa o quanto a gente tente. Estamos fazendo de tudo para ver se há como levar cilindros pra lá. A Cristina Tardáguila (jornalista) está trabalhando muito para viabilizar. Se conseguirmos, avisarei a vocês", começou ele.

"Apaguei meu tweet da compra de 40 cilindros de oxigênio porque não tem! A situação é gravíssima e pode se ampliar para o país inteiro. Ninguém consegue comprar os cilindros e se as pessoas decidirem comprar pra si 'por segurança', vai ser o caos total. Ninguém comprou cilindro nenhum pra Manaus. Nenhum", reforçou.

Em seguida, explicou que a prioridade era viabilizar o transporte dos cilindros.

"Pessoas sérias estão trabalhando agora pra tentar viabilizar o transporte de cilindros cheios. Não é fácil! Precisa de autorização da Força Aérea Brasileira", escreveu.

Whindersson então se pronunciou em seu perfil e relatou que seu empresário estava em contato com a White Martins, uma das maiores fornecedoras de oxigênio hospitalar no Brasil.

"Ninguém comprou cilindros, os artistas estão SE COMPROMETENDO publicamente a ajudar com o VALOR EM CILINDROS, se MOBILIZANDO pra ajudar DE ALGUMA FORMA, mas a interpretação é difícil para alguns", postou.

E então pediu ajuda ao sertanejo Gusttavo Lima:

"Alô, Gusttavo Lima, se conseguir a logística para levar os cilindros me dá um alô que tem gente na bala aqui pra doar".

Em seu perfil, o cantor relatou que estava prevendo a chegada de 150 cilindros no sábado a Manaus.

"Estamos desenhando toda a logística e sábado estará chegando em Manaus 150 CILINDROS de OXIGÊNIO... Estou com todos vocês, Manauaras".

Imagem publicada nas redes sociais do cantor Gustavo Lima

Whidersson ainda pediu ajuda para "alguma autoridade competente" para saber se é possível fretar um avião de carga para transportar os cilindros até Manaus. Por fim, contou ter um carinho especial pela cidade e compartilhou que, após a divulgação, a campanha "SOS Amazônia" arrecadou R$ 340.617,80.

Post feito por Whidersson

"Eu tenho um carinho especial por Manaus porque foi uma das primeiras cidades a me dar moral como artista, nunca me esqueço, me ajudou a ser o artista que sou hoje. Muitas doações no Pix para materiais hospitalares, e temos um valor de 150 cilindros de 50L, amanhã atualizo para vocês", concluiu.

Fonte: Donna da Gente-GZH
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia