Política Brasil

Covid-19: "Eu tinha que estar na praia", diz Bolsonaro sobre decisão do STF

Mais uma vez, presidente se esquivou de responsabilidade sobre a pandemia. Supremo já disse que não tirou poderes do governo federal

Por G7 Bahia

15/01/2021 às 18:12:04 - Atualizado há
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dizer nesta sexta-feira (15/1) que o Supremo Tribunal Federal (STF), ao decidir que estados e municípios têm poder para impor regras de isolamento, quarentena e restrição de transporte e trânsito em rodovias em razão da Covid-19, tirou a responsabilidade do governo federal sobre a pandemia.

"Pelo STF, eu tinha que estar na praia, tomando uma cerveja. O Supremo falou isso para mim", disse o presidente, durante entrevista ao Brasil Urgente, da TV Band.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro vem sendo questionado sobre o papel que vem exercendo no combate à pandemia. Em resposta, ele costuma afirmar que governadores e prefeitos é que devem ser cobrados.

No ano passado, o ministro Luiz Fux, do STF, disse que a Corte não eximiu o governo federal de suas responsabilidades, apenas "reforçou a competência dos executivos".

"O Supremo não exonerou o Executivo federal das suas incumbências porque a Constituição Federal prevê que, nos casos de calamidade, as normas federais gerais devem existir. Entretanto, como a saúde é direito de todos e dever do estado, num sentido genérico, o estado federativo brasileiro escolheu o estado federado em que os estados têm autonomia política, jurídica e financeira", disse Fux.

"Às vezes, o que serve a União não serve para municípios. A União continuará com sua responsabilidade", continuou o ministro do STF.

Fonte: Metrópoles
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia