Educação Provas

Enem 2020: Confira dicas de especialistas para se sair bem na redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos dias 17 e 24 de janeiro e a redação é tida como um dos grandes desafios dos estudantes.

Por Rafael de Jesus

15/01/2021 às 14:22:44 - Atualizado há
Foto: Reprodução/BBC News Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos próximos dias 17 e 24 de janeiro, ambos no domingo. Mesmo com campanhas para o adiamento da prova por causa da pandemia de coronavirus, a Justiça Federal decidiu manter a realização das provas nos dias estabelecidos.

Dividido em duas etapas, no primeiro domingo do exame são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação, parte da prova que inquieta muitos estudantes e muitas dúvidas surgem do que pode ou não fazer para conseguir uma boa nota.

O G7Bahia convidou a graduada em Letras Vernáculas e pós-graduada em Estudos literários e linguísticos com ênfase em Linguística Textual pela Ufba, Mariana Carreiro e o Professor de Produção de Textos Curso Único Pré-Medicina – Graduado em Letras pela UFBA, Danilo Santiago, para esclarecer dúvidas de estudantes que vão fazer a prova.

O Enem é a oportunidade de muitos estudantes conseguirem ingressar na faculdade, como é a uma das intenções Wallace Bomfim de 17 anos que pretende cursar publicidade e marketing.

Foto: Arquivo Pessoal/Wallace Bomfim
Um dos medos de Wallace, assim como o de Vagner Castro, 26 anos, e deseja cursar psicologia, é em relação ao tema da redação. "Uma coisa que eu tenho muito medo é de fugir do tema ou se cair um tema que eu não conheço muito bem", disse o estudante. Para essa insegurança Danilo aconselha:

"Para não fugir do tema, é importante atentar a todos os elementos temáticos da proposta. Se o tema for, por exemplo, "Os desafios enfrentados no processo de alfabetização de crianças no Brasil", atente ao fato de que você precisa problematizar questões que dificultam o processo da alfabetização, já que o elemento temático "desafios" exige isso.

O professor diz ainda que os temas do ENEM, geralmente, estão ligados à atualidade. "Além disso, a proposta sempre conta com quatro textos motivadores que te ajudam a entender o que o tema está pedindo propriamente", continuou.

Título: usar ou não?

Já Wesley Santos, 23 anos, pretende fazer medicina e tem dúvidas se deve colocar título na redação e se é indicado fazer três parágrafos no desenvolvimento para alcançar a nota 1000. Sobre o assunto, Mariana Carreiro tranquiliza.

Foto: Arquivo Pessoal/Wesley Santos
"O título é opcional. Eu não aconselho colocar, a não ser que o aluno já venha treinando seu uso, pois precisa ser coerente com a abordagem do texto e, de preferência, um título que chame a atenção do corretor. E essa estrutura de 3 parágrafos para os desenvolvimentos não se usa mais. Todos os textos nota 1.000 dos últimos anos, inclusive, trazem dois desenvolvimentos. Essa é a estrutura aclamada pela banca: Introdução, dois desenvolvimentos e conclusão", continuou.

Confira outras dúvidas frequentes enviadas por estudantes e leitores do G7 Bahia

Quais são os aspectos mais importantes que devem estar na introdução do texto?

Mariana responde: A introdução deve trazer um repertório, que alguns costumam chamar de contextualização sobre o tema. Isso pode ser feito logo no início do parágrafo. No segundo período, você deve apresentar o tema e a sua tese. No terceiro período, para que seu texto fique bem organizado e transparente aos olhos do corretor, devem ser apresentados os dois argumentos que você vai defender.

Posso usar algum trecho do texto que vem na prova como referência na minha redação?

Mariana responde: Não é indicado que use os textos de apoio, nem outros textos da prova. Se o uso for excessivo, você pode ter sua prova zerada, se for feito em doses pequenas, pode ter a nota reduzida nas competências II e III.

É necessário sempre ter uma solução para o problema na conclusão ou posso fazer um parágrafo conclusivo do problema e suas consequências ou outros aspectos se eu não tiver muita ideia de como o problema seria resolvido?

Danilo responde: "Proposta de intervenção é um elemento obrigatório na redação do ENEM. O seu parágrafo conclusivo precisa apresentar uma proposta articulada à discussão, completa e executável. Apresente os 5 elementos: agente, ação, modo, efeito e detalhamento. Lembre-se de que a sua proposta não precisa resolver, em si, o problema, mas precisa, ao menos, diminuir seus efeitos na sociedade.

Veja a dica dos especialistas:

Mariana Carneiro

Foto: Arquivo Pessoal/Mariana Carneiro

Uma dica muito importante e que poucos sabem é sobre a competência . O candidato deve investir em construções que tragam subordinações, inversões e estruturas intercaladas para alcançar os 200 pontos. Mesmo sem desvios e sem falhas sintáticas no texto, o corretor vai buscar, ainda, essa excelência no seu texto para atribuir nota máxima, pontua Mariana Carneiro.

Danilo Santiago

Foto: Arquivo Pessoal/Danilo Santiago
Lembre-se de que todos os períodos do seu texto precisam estar interligados por um elemento de coesão. Verifique se a relação entre os períodos é de consonância, oposição, efeito, exemplificação para escolher o conector apropriado para cada situação.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia