Manchetes Droga

ONU retira maconha da lista de drogas mais perigosas; Brasil votou contra

Até então, a substância era considerada "particularmente suscetível a abusos e à produção de efeitos danosos" e "sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas".

Por G7 Bahia

02/12/2020 às 16:45:39 - Atualizado há
Foto: Carlos Jasso/Reuters

Uma votação realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira, 2, a reclassificação da maconha e dos derivados da cannabis. Até então, a substância era considerada "particularmente suscetível a abusos e à produção de efeitos danosos" e "sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas", o que a colocava no mesmo patamar que a heroína.

Agora, a Comissão de Drogas Narcóticas da ONU considera que a cannabis é uma substância com menor potencial danoso, apesar do seu controle ainda ser recomendado pela entidade, assim como a morfina.

A decisão foi apoiada por 27 países, incluindo os Estados Unidos e grande parte da Europa. Enquanto isso, outras 25 nações votaram contra, incluindo o Brasil, a China, o Egito, a Rússia e a Turquia. Uma última representação se absteve do voto.

Apesar da mudança ser considerada como histórica, a nova classificação da cannabis pela ONU não exclui a necessidade dos países controlarem a droga e tampouco tem o poder de mudar as políticas adotadas por cada nação.

Ela serve principalmente como forma de reconhecer que a substância pode ser utilizada para fins medicinais, forma de uso que já está sendo autorizada em diversos países pelo mundo.

Atualmente, o uso recreativo da maconha é permitido no Uruguai, no Canadá e em algumas partes dos Estados Unidos, sendo que o México pode estar próximo de juntar à lista.

Fonte: Jovem Pan
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

G7 Bahia

© 2024 Todos os direitos reservados - G7Bahia
www.g7bahia.com.br

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

G7 Bahia